4º Encontro BAD ao Sul – Call for Papers

By | Notícias

O 4º Encontro BAD ao Sul realiza-se este ano em Sines, no Centro de Artes, no dia 24 de Setembro, sob o lema “Bibliotecas, Arquivos e Museus Revisitados”.

Os profissionais de informação vivem um período de grandes desafios, que exigem uma reflexão e ação.
No caso dos arquivos, a nova ferramenta proporcionada pela Lista Consolidada para a classificação e a interoperabilidade; as questões do acesso à informação e o Regulamento Geral de Proteção de Dados; as soluções disponíveis para a descrição e para a gestão documental e as novas exigências legais e do acesso; as novas regras de utilização de meios digitais para a reprodução de documentos. Todos estes desafios são exigentes e pressupõem algumas mudanças nos arquivos.
No que diz respeito às bibliotecas, neste ano em que se celebra o 25º aniversário do Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA/UNESCO, propõe-se que se assinale a data através da reflexão dos bibliotecários sobre a forma como o Manifesto alterou estas instituições.
Também os museus e os seus sistemas de inventariação, quer do património material, quer do imaterial, são desafiados hoje a garantir a preservação e o acesso a utilizadores cada vez mais exigentes e informados.

Os profissionais de informação procuram cada vez mais o trabalho em cooperação para o mesmo desiderato – em conjunto trabalhar melhor e fornecer ao utilizador a informação que lhe é necessária, quer seja um cidadão, investigador ou leitor.

Temáticas:

– Manifesto às bibliotecas e Declaração Universal sobre os Arquivos, da UNESCO;
– Redes de cooperação;
– O papel do arquivista e do profissional da informação nas organizações.

Data limite para o envio de propostas para apresentações 24×7: 22 de Julho.

Para mais informações consulte o site do 4º Encontro BAD ao Sul: https://www.bad.pt/eventos/event/4o-encontro-bad-ao-sul/

Fonte: https://www.bad.pt/noticia/2019/06/14/4o-encontro-bad-ao-sul-sines/

iPRES 2019 – 16ª Conferência Internacional sobre Preservação Digital

By | Notícias

O iPRES é um dos eventos internacionais mais importantes sobre Preservação Digital. Desde 2004, tem vindo a realizar conferências anuais em todo o mundo e já marcou presença em 4 continentes.

O iPRES reúne cientistas, estudantes, pesquisadores, arquivistas, bibliotecários e vários especialistas em preservação digital para partilhar conhecimento, novos desenvolvimentos, projetos inovadores e a sua experiência com sistemas de preservação digital.

Este ano celebra-se a 16ª Conferência Internacional sobre Preservação Digital – iPRES 2019, entre os dias 16 e 20 de setembro, na cidade de Amesterdão.

O programa provisório do evento já está disponível.

Consulte toda a informação sobre o iPRES 2019 em https://ipres2019.org/

Fonte: https://openpreservation.org/news/announcing-the-ipres-2019-programme-16-20-september-2019/

II Jornadas “Archyvos fora da caixa”

By | Notícias

A BAD, através dos seus Grupos de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo, organiza as II Jornadas “Archyvos fora da caixa”, no próximo dia 19 de junho, a realizar no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, Lisboa.

Este segundo encontro, subordinado ao tema geral das jornadas “Arquivos que não cabem na caixa” procura apresentar os desafios de gestão associados aos arquivos sonoros, audiovisuais, artísticos e literários, debater os conceitos de arquivos não convencionais, perceber como esses sistemas se relacionam com o universo digital e se aproximam dos utilizadores.

As Jornadas estão divididas em três painéis:
– Desafios do som e da imagem nos arquivos
– Os arquivos de arte
– Os arquivos de literatura

Consulte o programa e faça a sua inscrição aqui.

Fonte: https://www.bad.pt/eventos/event/2a-jornada-archyvos-fora-da-caixa/

4.º Encontro BAD ao Sul

By | Notícias

O 4º Encontro BAD ao Sul realiza-se, este ano, em Sines, no Centro de Artes, no dia 24 de setembro, sob o lema Bibliotecas, Arquivos e Museus Revisitados.

Os profissionais de informação vivem um período de grandes desafios, que exigem uma reflexão e ação. No caso dos arquivos, a nova ferramenta proporcionada pela Lista Consolidada para a classificação e a interoperabilidade; as questões do acesso à informação e o Regulamento Geral de Proteção de Dados; as soluções disponíveis para a descrição e para a gestão documental e as novas exigências legais e do acesso; as novas regras de utilização de meios digitais para a reprodução de documentos. Todos estes desafios são exigentes e pressupõem algumas mudanças nos arquivos.

No que diz respeito às bibliotecas, neste ano em que se celebra o 25º aniversário do Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA/UNESCO, propõe-se que se assinale a data através da reflexão dos bibliotecários sobre a forma como o Manifesto alterou estas instituições. Também os museus e os seus sistemas de inventariação, quer do património material, quer do imaterial, são desafiados hoje a garantir a preservação e o acesso a utilizadores cada vez mais exigentes e informados.

Os profissionais de informação procuram cada vez mais o trabalho em cooperação, para o mesmo desiderato – em conjunto trabalhar melhor e fornecer ao utilizador a informação que lhe é necessária, quer seja um cidadão, investigador ou leitor.

Eixos Temáticos do Encontro:

– UNESCO, as bibliotecas e os arquivos – o “Manifesto da Unesco para a Biblioteca Pública” e a “Declaração Universal sobre os Arquivos”;
– Redes de cooperação de bibliotecas e de arquivos;
– O papel do arquivista e do profissional da informação nas organizações.

Datas importantes:

2 de setembro | data limite da 1ª fase de inscrição com preço reduzido
15 de setembro | data limite para envio de propostas 24×7
20 de setembro | data limite para envio do short paper

Fonte e mais informações: https://www.bad.pt/eventos/event/4o-encontro-bad-ao-sul/

E-ARK4ALL E DILCIS Board lançam as especificações do eArchiving Building Block

By | Notícias

O projeto E-ARK4ALL e o DILCIS Board têm o orgulho de anunciar o lançamento da nova geração de especificações do E-ARK. Os novos lançamentos incluem um conjunto de correções de bugs e outras atualizações que só foram possíveis graças à participação da comunidade de arquivos.

A organização agradece a todos os que contribuíram com o seu conhecimento e experiência e convida todos os interessados a conhecerem e utilizarem as referidas atualizações.

Poderá consultar as atualizações das especificações, através dos seguintes links:
Common Specification for information Packages (CSIP)
E-ARK SIP
E-ARK AIP
E-ARK DIP
Common Specification for Electronic Records Management Systems (CS ERMS)
Common Specification for Geospatial data (CS Geospatial data)
Common Specification SIARD

Para mais informação sobre o DILCIS Board visite https://dilcis.eu/
Para mais informação sobre o projeto E-ARK4ALL visite https://e-ark4all.eu/

Fonte e mais informação: https://openpreservation.org/news/e-ark4all-project-and-the-dilcis-board-releases-the-earchiving-building-block-specifications/

Ação de formação “Como preservar os sítios web institucionais”

By | Notícias

A ação de formação “Como preservar os sítios web institucionais” (7 horas), acontecerá em Lisboa, no dia 28 de junho de 2019 e será ministrada pelo formador Ricardo Basílio.

Dirigida preferencialmente a Bibliotecários, Arquivistas, Responsáveis de Comunicação e Imagem, Responsáveis por Websites, Bloggers, Professores, Investigadores e Estudantes interessados em pesquisa histórica, esta ação tem por objetivo:

– Identificar a terminologia e as tecnologias associadas ao processo de preservação;
– Preservar um sítio web ou uma página institucional percorrendo três fases distintas (recolha, armazenamento e reprodução) utilizando o Webrecorder;
– Organizar e publicar conteúdos preservados num site ou numa rede social.

Não perca esta oportunidade de actualizar os seus conhecimentos e melhorar o seu desempenho profissional.

A inscrição deve ser realizada antecipadamente, até dia 19 de junho de 2019, através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt .

Fonte: https://www.bad.pt/noticia/2019/06/03/saiba-tudo-sobre-a-preservacao-dos-sitios-web-institucionais-2/

A KEEP SOLUTIONS está a participar no 4º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior

By | Notícias

O 4.º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior arrancou hoje e decorre até amanhã no Pólo das Ciências da Saúde, na Universidade de Coimbra. A KEEP SOLUTIONS é patrocinadora do evento e está a participar nas sessões de apresentação.

Nesta edição do evento, cujo tema central é “Competências, Infraestruturas de Investigação, Redes de Cooperação” procura-se promover o debate dos desafios e o conhecimento das tendências mais recentes para as bibliotecas e serviços de informação e documentação das Instituições de Ensino Superior e de Investigação.

A KEEP SOLUTIONS não poderia perder esta oportunidade de participar neste evento que promove a geração de sinergias e oportunidades de colaboração sem esquecer a valorização técnica e a definição de estratégias de ação na comunidade de ensino e investigação.

KEEP SOLUTIONS patrocina o 13º Encontro de Arquivos Municipais

By | Notícias

A KEEP SOLUTIONS irá patrocinar o 13º Encontro de Arquivos Municipais, organizado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD).

Mantendo uma tradição de debate e partilha de conhecimentos, nesta edição do encontro, a BAD conta com a colaboração do Município de Cascais que acolhe o referido Encontro, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego, nos dias 18 e 19 de outubro.

O tema deste encontro é “Gestão Documental: Interoperabilidade e acesso continuado” e partindo deste tema principal, o encontro contará com a participação de reconhecidos especialistas que se debruçarão sobre os seguintes eixos de reflexão: descentralização e transferência de competências, interoperabilidade e trabalho em rede, e ainda, recuperação de informação.

Consulte toda a informação: https://www.bad.pt/eventos/event/13o-encontro-nacional-de-arquivos-municipais/

O primeiro museu de arte digital da Europa vai nascer no Algarve

By | Notícias

O “Museu Zero”, o primeiro dedicado em exclusivo à arte digital em toda a Europa, vai nascer na Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, aldeia do concelho de Tavira. O objetivo é abrir em 2020 e o espaço terá exposições com base na luz, imagem e som, bem como residências artísticas.

As obras ainda não começaram, mas já há muito definido sobre o que será aquele espaço único na Europa. “Está previsto criarmos um ciclo de duas ou três exposições anuais, feitas com base no som, imagem e luz. Estamos também com contactos nacionais e internacionais de artistas para fazer cá residências artísticas”, explicou João Correia Vargues, presidente da Comissão Executiva do Museu. “Queremos que um artista de renome venha para cá, durante dois ou três meses, e conceba uma obra específica para o local”, exemplificou João Vargues.

Na opinião da secretária de Estado Maria do Céu Albuquerque, o Museu Zero é um “grande projeto, arrojado e inovador”. “Trabalha a criatividade e coloca-a ao serviço do território e de todos, sejam mais novos ou mais velhos. Aquilo que vemos aqui surgir é um fator distintivo para o território”, acrescentou em declarações aos jornalistas.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, pensa da mesma forma: “O que vai acontecer aqui vai atrair público, investimento e mostra que esta terra tem futuro”.

Este projeto já conta com parcerias do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbekian, do Centro de Artes “Ars Electronica”, de Linz (Áustria) e da Universidade do Algarve.

Fonte e mais informações: https://www.sulinformacao.pt/2019/05/primeiro-museu-de-arte-digital-da-europa-nasce-em-santa-catarina-da-fonte-do-bispo/

KEEP SOLUTIONS patrocina o 4.º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior

By | Notícias

O 4.º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior, realiza-se a 4 e 5 de junho, no Pólo das Ciências da Saúde, da Universidade de Coimbra e a KEEP SOLUTIONS é patrocinadora do evento.

Para este encontro foi definido como tema central “Competências, Infraestruturas de Investigação, Redes de Cooperação”. Procura-se através desta iniciativa promover o debate dos desafios e o conhecimento das tendências mais recentes para as bibliotecas e serviços de informação e documentação das Instituições de Ensino Superior e de Investigação.

O Encontro está estruturado de forma a haver diferentes momentos de partilha, debate e interação entre os participantes. O Programa incluí workshops, grupos de discussão, Pecha Kuchas para apresentação de ideias inovadoras, partilha de experiências com sucesso e boas práticas e 3 Mesas Redondas.

Consulte o programa completo em https://www.bad.pt/eventos/event/4encontrobes/