Alcaide

Gestão de escavações arqueológicas

Preservar o património arqueológico

Alcaide

Sistema de informação para gestão de escavações arqueológicas

O software Alcaide tem como missão a gestão de informação produzida durante a execução de projetos de escavação arqueológica. A solução assenta num conjunto de boas práticas arqueológicas, testadas em campo, e assentes em normas internacionais.

O Alcaide possibilita o registo da informação gerada diariamente em campo, através de plantas geradas dinamicamente de forma a facilitar o trabalho do arqueólogo. O software espelha o fluxo natural das atividades arqueológicas, recorrendo a terminologia normalizada, permitindo atingir a minúcia exigida por uma escavação de investigação e a celeridade de uma escavação em contexto de obra.

A sua informação nunca mais se irá perder

Independentemente da forma como se pretenda explorar o Alcaide, os dados introduzidos são rapidamente expedidos para fora do ambiente de trabalho de campo, de forma a evitar perdas de informação devido a falha do dispositivo de introdução de dados ou dano causado por acidente.

Todos os dados inseridos são passíveis de ser consultados em tempo real por todos os utilizadores do sistema, quer estes estejam no local da escavação ou no seu escritório. O sistema permite ainda imprimir relatórios e exportar os dados em formatos normalizados.

A informação introduzida no software Alcaide fica sempre armazenada no servidor/cloud. A qualquer momento e em qualquer lugar, os utilizadores podem gerir a atividade arqueológica recorrendo a qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Vantagens

01. Registo completo da atividade diária

O Alcaide permite registar e ter acesso à atividade realizada em cada dia de escavação. Assim, é possível saber quem fez o quê, quando e onde. Esta informação está imediatamente disponível ao diretor de escavação para que este possa produzir diários de setor e os relatórios de gestão vitais à sua atividade.

02. Geração automática de plantas e matrizes de Harris

O Alcaide recorre a diversas metáforas visuais para representar a área de escavação, incluindo a apresentação de quadrados, quadrículas e respetivas unidades estratigráficas. Assim, é possível ter uma visão do espaço e da dimensão dos sítios arqueológicos de forma simples e imediata recorrendo inclusive a matrizes de Harris geradas automaticamente pelo sistema.

03. Suporte para cores de Munsell

O Alcaide incorpora uma ferramenta que permite aos utilizadores introduzir códigos de cor de Munsell com base em amostras de cor do terreno de escavação, sem necessidade de recorrer ao Munsell Soil Book of Color.
A aplicação permite ainda construir um mapa de cor das unidades estratigráficas do terreno e do setor de escavação respetivo.

04. Fluxo de trabalho normalizado

O Alcaide assegura que as diferentes etapas do processo de investigação arqueológica são seguidas de forma normalizada, prática e eficaz.
A aplicação apresenta sempre terminologia precisa, formulários padronizados e simplifica, sempre que possível, a introdução de dados através de vocabulários controlados para que todos os utilizadores estejam alinhados com as boas-práticas do setor.

05. Relatórios em tempo real

As capacidades de reporting do Alcaide são excecionais! O sistema dispõe de um conjunto de relatórios que traduzem as mais exigentes necessidades de reporte.
O diretor de escavação pode a qualquer momento emitir diários de sítio, setor e quadrícula. Pode ainda produzir relatórios de setor, unidade estratigráfica, saco, artefacto, planta do setor, matriz de Harris, relatórios financeiros e estatísticas de trabalho da campanha.

06. Otimização de tarefas

Como toda a informação é introduzida de forma distribuída pelos vários participantes na escavação, a reunião de informação e a subsequente produção de relatórios é incomensuravelmente mais simples e rápida.
O sistema disponibiliza a cada utilizador as operações adequadas ao seu perfil de atividade, permitindo que o registo do trabalho seja uma atividade colaborativa que conta com o contributo de todos os profissionais.

Características

Direção de escavação

Gestão dos projetos arqueológicos

No módulo de Direção de escavação é possível gerir projetos arqueológicos, campanhas de escavação e sítios arqueológicos. O diretor de escavação pode definir a duração de uma campanha e os sítios que deverão ser trabalhados durante esse período.

O diretor de escavação tem acesso a todos os diários de sítio, bem como a capacidade de imprimir esses diários conjuntamente com todos os diários de setor e de quadrícula efetuados num determinado dia.

A direção de escavação tem ainda a capacidade de definir os perfis e as permissões de cada participante num projeto arqueológico. O diretor de escavação pode definir quem tem permissões para carregar desenhos e/ou fotográficas ou quem pode introduzir diários de setor.

Trabalho de campo

Registo das atividades

No módulo de Trabalho de campo é possível fazer o registo das várias atividades realizadas durante uma escavação arqueológica. O utilizador pode configurar a planta de um setor de forma rápida e intuitiva, gerir as unidades estratigráficas, quadrículas, o seus diários, sacos, desenhos e fotografias.

O Alcaide disponibiliza de forma automática um conjunto de plantas interativas por setor. Estas plantas permitem facilmente configurar o esquema de quadrículas do setor e definir as unidades estratigráficas existentes em cada quadrícula. As mesmas plantas permitem a introdução de dados de trabalho diretamente na quadrícula pretendida.

No Alcaide, o material extraído pode ficar associado a um saco, sendo-lhes dado um número de ordem automático no momento do registo. Mediante a sua natureza, esse material extraído, podem mais tarde ser marcados e dar lugar a artefactos ou amostras.

Logística

Requisições de material

O módulo de Logística possibilita ao utilizador efetuar requisições de material, tais como material de trabalho, dormidas, recursos humanos, refeições, reparações e pedidos de transporte. As requisições introduzidas atravessam um fluxo de aprovação simples antes de serem efetivadas.

Esta informação pode a qualquer momento ser consultada através de um relatório financeiro, permitindo ao gestor de escavação obter uma ideia global dos custos incorridos.

O Alcaide permite, ainda, comunicar com os colaboradores de forma centralizada. O gestor pode publicar avisos que ficam disponíveis na página de entrada dos utilizadores para que toda a equipa seja informada em todos os momentos.

Laboratório

Análise dos materiais obtidos em campo

No módulo de Laboratório é possível analisar e consultar os materiais obtidos no campo, em tempo real, quer estes estejam no local da escavação ou no seu escritório. 

Depois de recolhidos e lavados, os sacos podem ser marcados e mediante a natureza dos seus itens, estes poderão dar lugar a artefactos ou amostras obtendo um número de ordem gerado automaticamente.

Com um simples clique de rato, é possível saber o saco, a quadrícula e a unidade estratigráfica de onde um dado artefacto ou amostra provém.