Asseguramos que a informação produzida hoje permanece acessível às gerações futuras

Apresentação

A KEEP SOLUTIONS é uma empresa que tem como missão o fornecimento de soluções avançadas para gestão e preservação de informação.

A nossa abordagem assenta no fornecimento de sistemas de informação e na prestação de serviços com vista a permitir aos nossos clientes realizar uma gestão mais eficiente dos seus ativos de informação.

A empresa iniciou a sua atividade em 2008, tendo adquirido o estatuto de spin-off académica da Universidade do Minho, por se tratar de uma iniciativa empresarial com fortes laços de cooperação com centros de investigação e departamentos desta instituição.

Os nossos clientes encontram-se principalmente no setor público, nos domínios cultural, educacional, patrimonial e científico, mais concretamente nas áreas de arquivo, biblioteca e museu.

Apostamos no desenvolvimento contínuo de soluções inovadoras. Para isso, permanecemos ativos na produção de conhecimento científico, participando ativamente em projetos de I&D em cooperação com instituições nacionais e internacionais.

Qualidade de serviço

Para nós o cliente está sempre em primeiro lugar. O nosso sistema de gestão prevê a maximização da satisfação do cliente através de uma política de melhoria contínua que procura incessantemente otimizar processos e eliminar potenciais pontos de falha que possam conduzir à sua insatisfação.

Transparência

Privilegiamos uma postura de total transparência em relação aos nossos processos, serviços e métodos de funcionamento. Isto manifesta-se sobretudo no nosso modo de agir e de comunicar, onde procuramos sempre utilizar uma linguagem clara, de fácil compreensão, sem recorrer a siglas dispensáveis ou estrangeirismos.

Excelência técnica e científica

A excelência dos nossos colaboradores sempre foi uma prioridade, algo que começa logo no processo de recrutamento. Simultaneamente, promovemos o desenvolvimento de competências dos nossos colaboradores, potenciando o seu crescimento como profissionais e indivíduos. Prova disso é o elevado número de colaboradores que ao longo do tempo têm vindo a participar em projetos de investigação internacionais, mestrado e doutoramento.

Criatividade & inovação

Possuímos um departamento de inovação responsável pela captura e gestão de conhecimento interno. Privilegiamos a disseminação rápida e eficaz de conhecimento produzido internamente e por terceiras partes, para que os nossos colaboradores estejam em permanente evolução. Todos os colaboradores são incentivados a sugerir melhorias aos nossos processos, produtos e serviços para que, coletivamente, possamos crescer mais rapidamente.

Gestão da Qualidade

Em 2011 implementamos um Sistema de Gestão da Qualidade com o objetivo principal de maximizar a satisfação dos nossos clientes e de todos aqueles que se relacionam com a empresa (i.e., colaboradores, fornecedores, investidores, etc.). Em 2016 obtivemos a certificação da Qualidade, segundo o referencial normativo ISO 9001, atribuída pela APCER.

Gestão da Segurança da Informação

Consideramos que um dos ativos mais importantes no nosso negócio é a informação que recolhemos, processamos e transmitimos. Consideramos que a proteção deste ativo é uma atividade fundamental, por isso, estabelecemos políticas e procedimentos internos com vista a mitigar qualquer risco que possa colocar em causa a disponibilidade, integridade e/ou confidencialidade dessa informação.

Gestão da Inovação

A KEEP SOLUTIONS nasceu no seio da Universidade do Minho, fruto da sinergia de saberes dos seus fundadores e assente numa forte componente científica e de engenharia de sistemas. A inovação faz, assim, parte do genoma da empresa e, como tal, procuramos expandir as fronteiras do conhecimento em cada projeto que iniciamos. Incentivamos continuamente a criatividade e a atitude crítica, bem como a investigação e o acesso público aos resultados de investigação científica, confiantes que se tratam de pilares fundamentais para o desenvolvimento da nossa empresa e da sociedade em geral.

Responsabilidade social

Assegurar que a informação produzida hoje permanece acessível às gerações futuras é uma missão que encaramos com muita seriedade. As nossas soluções procuram, assim, auxiliar os nossos clientes no exímio cumprimento desta missão.

No decorrer da nossa atividade, procuramos sempre seguir uma política de Responsabilidade Social, da qual gostaríamos de destacar algumas iniciativas:

  • Promovemos a criação de parcerias educacionais que garantem aos alunos do ensino superior acesso privilegiado aos nossos produtos sem qualquer encargo para os mesmos ou para as suas instituições de ensino;
  • Apoiamos instituições sem fins lucrativos, através de condições especiais de acesso às nossas soluções;
  • Apoiamos eventos de caráter cultural, como conferências, congressos, jornadas, encontros profissionais, entre outros;
  • Apoiamos a causa Open Source, contribuindo com código-fonte para projetos de código aberto e sendo membros ativos da Associação de Empresas de software Open Source Portuguesas (ESOP);
  • Apoiamos a causa Open Access na promoção do acesso livre aos resultados de investigação científica através da disponibilização de artigos científicos em repositórios de acesso aberto;
  • Procuramos diariamente reduzir a nossa pegada ecológica, bem como a dos nossos clientes, através do desenvolvimento de soluções que eliminem ou reduzam o consumo de papel nas organizações;
  • Oferecemos condições de trabalho aos nossos colaboradores que promovem uma maior harmonia na conjugação do trabalho com a vida pessoal e familiar;
  • Apoiamos financeiramente clubes desportivos da nossa área regional;
  • Apostamos em aspetos de eficiência energética nas nossas instalações;
  • Acolhemos inúmeros alunos do ensino superior para realização de dissertações de mestrado em ambiente empresarial, atividade pela qual fomos distinguidos pela Universidade do Minho com o galardão de “Empresa Amiga” da sua Escola de Engenharia, devido à continuada e frutuosa colaboração mantida com o Departamento de Informática daquela Escola.