Archeology and museologyNotícias

Município de Coimbra apresenta mapa da Coimbra Rede de Museus

2023-12-28 No Comments

O Museu Municipal de Coimbra foi o local escolhido para a apresentação do mapa da Coimbra Rede de Museus. Atualmente composta por 12 entidades, a Coimbra Rede de Museus recebeu, a 26 de setembro, a formalização da entrada de quatro novos membros: Casa de Infância Doutor Elysio de Moura, Seminário Maior da Sagrada Família de Coimbra, Confraria da Rainha Santa Isabel e Fundação Inês de Castro.

Esta expansão motivou a necessidade de criar um objeto gráfico que mapeasse as instituições integrantes da Rede, proporcionando aos visitantes, tanto nacionais como internacionais, uma visão clara dos diversos espaços museológicos em Coimbra.

Para além das instituições da Coimbra Rede de Museus, o mapa abrange também espaços que promovem atividades e exposições orientadas para a arte contemporânea, como o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Centro de Artes Visuais, Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto e Casa da Esquina.

O mapa, disponível com uma breve descrição em português e inglês, apresenta a localização das entidades e oferece a opção de download através de QRcode. Será distribuído pelas diversas instituições, proporcionando uma visão abrangente deste património cultural e visitável da cidade. Além disso, permite aos visitantes compreender a localização e as características essenciais de cada espaço, incluindo horários, facilitando a definição do percurso de acordo com as preferências individuais. Esta abordagem visa também direcionar o público das instituições mais populares para aquelas que têm menor procura.

Criada em 2013, a Coimbra Rede de Museus tem como missão “contribuir para o dinamismo cultural de Coimbra e do país, articulando, cooperando e partilhando responsabilidades e recursos entre os parceiros”.

Fonte (texto): PPorto dos Museus