Archeology and museologyNotícias

Prémio ICOM – Práticas de Desenvolvimento Sustentável nos Museus

2023-12-27 No Comments

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) lançou o Prémio ICOM para Práticas de Desenvolvimento Sustentável nos Museus, com o propósito de reconhecer iniciativas inovadoras e práticas exemplares no contexto do desenvolvimento sustentável. Este prestigiado prémio, pioneiro a nível global promovido pelo ICOM, encontra-se aberto a todos os seus membros, alinhando-se com a Agenda 2030 e o compromisso da organização com o desenvolvimento sustentável.

Dividido em cinco categorias – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria – o prémio visa incentivar a rápida adoção de práticas sustentáveis no setor museológico. Museus membros do ICOM em 2023 e 2024 podem candidatar-se, enquanto os museus não membros podem fazê-lo após adesão institucional. O período de candidatura decorre de março a setembro de 2024.

Um júri internacional, composto por sete membros, será responsável por selecionar três finalistas. A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para a 27.ª Conferência Geral do ICOM, em 2025, no Dubai. O prémio inclui uma estatueta exclusiva e destaque nos meios de comunicação do ICOM.

Em colaboração com o Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais (ICCROM) e Curating Tomorrow, o ICOM promove também sessões de capacitação. Estas sessões, que visam criar uma compreensão partilhada sobre o prémio, a Agenda 2030 e o Desenvolvimento Sustentável, têm o seu prazo inicial marcado para fevereiro de 2024.

O lançamento deste prémio reflete o compromisso do ICOM em liderar a transformação do setor museológico em direção a práticas mais sustentáveis, contribuindo assim para um futuro coletivo de desenvolvimento sustentável.

Para mais informações