Archeology and museologyNotícias

Três museus portugueses nomeados para Museu Europeu do Ano 2024

2023-12-05 No Comments

O Museu da Covilhã, o Museu do Tesouro Real e o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros estão entre os nomeados para o prémio Museu Europeu do Ano 2024, anunciado pelo Fórum Europeu dos Museus.

O prémio Museu Europeu do Ano (“European Museum of the Year Awards” ou EMYA, na sigla inglesa) é o principal e o mais antigo prémio atribuído pelo Fórum Europeu de Museus e também o mais ilustre na Europa. Criado para reconhecer a excelência dos museus europeus e promover processos inovadores, o prémio é atribuído desde o ano de 1977, data em que o Fórum Europeu dos Museus foi fundado pelo Conselho da Europa.

A lista de 50 nomeados, que inclui os três museus portugueses, foi divulgada no site oficial do Fórum Europeu dos Museus.

Os vencedores serão anunciados no último dia da conferência anual do prémio Museu Europeu do Ano, que decorre em Portimão, de 1 a 4 de maio de 2024.

Este ano, o prémio foi atribuído ao Museu Valenciano de Etnologia, em Espanha, numa cerimónia que decorreu em maio, em Barcelona.

O Museu da Covilhã visa ser um instrumento divulgativo e lúdico que, utilizando recursos variados, acessíveis e inclusivos, ensine a história da Covilhã à população e visitantes – locais e turistas, pessoas com diversas condições físicas e psicológicas, de diferentes idades.

O Museu do Tesouro Real, localizado no coração de Lisboa, abriu portas em 2022 e expõe uma das mais raras e completas coleções de joias reais compostas por insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa, entre outras, expostas dentro de um dos maiores cofres fortes do mundo, com o desígnio de projetar Lisboa como um destino cada vez mais atrativo para residentes e visitantes de todas as partes do mundo.

O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros foi classificado a 17 de abril de 2015 pelo Estado Português como Monumento Nacional. Este núcleo destaca-se por exibir a sobreposição urbana ao longo dos últimos vinte e cinco séculos, evidenciando o seu valor histórico-simbólico. Materializando a história da cidade, o sítio revela o caráter identitário e simbólico intrínseco, especialmente relacionado aos contatos civilizacionais contínuos por via marítima, que persistem até os dias de hoje.

Fonte: Fórum Europeu dos Museus