Archeology and museologyNotícias

Feira dos Santos de Cerdal é Património Cultural Imaterial

2023-11-30 No Comments

A emblemática “Feira dos Santos de Cerdal” em Valença conquistou um marco significativo ao ser oficialmente inscrita, no dia 22 de novembro, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Este reconhecimento destaca a relevância desta prática no Norte como um reflexo essencial da identidade da comunidade.

A publicação da inscrição da “Feira dos Santos de Cerdal” no Diário da República realça a importância desta tradição como um espelho vívido da identidade da comunidade no contexto atual. O anúncio enfatiza, igualmente, a relevância histórica da feira no desenvolvimento cultural e económico do território em que está inserida, destacando as dinâmicas de transmissão de práticas ao longo de gerações na comunidade e entre os grupos e intervenientes mais diretamente envolvidos.

As origens desta feira, realizada no Terreiro de São Bento, em Cerdal – Valença, nos dias 1 e 2 de novembro, remontam a tempos imemoriais. Apesar das suas raízes anteriores, a feira já era documentada em 1758 nas “Memórias Paroquiais” da freguesia. Atualmente, é considerada a última grande feira/romaria do calendário anual do Noroeste Peninsular, atraindo milhares de visitantes, incluindo muitos da Galiza.

Sem uma programação festiva formal, os verdadeiros destaques são os ‘Pericos dos Santos’ (pequenas peras típicas do concelho) e o Cavalo Garrano (uma das três raças equinas nacionais), ambos muito procurados pelos visitantes.

Fonte (texto): Direção Regional de Cultura do Norte

Fonte (imagem): Visit Valença