Archeology and museologyNotícias

Complexo da Faculdade de Arquitetura do Porto proposto para Monumento Nacional

2023-05-02 No Comments

A Direção-Geral do Património Cultural propõe à secretária de Estado da Cultura a reabertura do processo de classificação como Monumento Nacional do complexo da Faculdade de Arquitetura do Porto (FAUP), segundo anúncio publicado no Diário da República.

O complexo de edifícios que alberga a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), localizado no Polo III (Campo Alegre), na Rua do Gólgota e na Via Panorâmica Edgar Cardoso, na União das Freguesias de Lordelo de Ouro e Massarelos é também considerado uma das criações emblemáticas da carreira do arquiteto Álvaro Siza.

De acordo com o anúncio, os elementos relevantes do processo estão disponíveis nas páginas eletrónicas da Direção-Geral do Património Cultural e da Direção Regional de Cultura do Norte. O processo encontra-se em consulta pública durante 30 dias.

Criada em 1979, a partir do legado da Escola de Belas-Artes da Universidade do Porto, a FAUP é considerada uma das mais reputadas escolas de Arquitetura do mundo.

O ensino da Faculdade de Arquitetura do Porto confunde-se com alguns dos nomes mais importantes da denominada “Escola do Porto”, entre os quais se incluem Álvaro Siza ou Eduardo Souto de Moura, os únicos arquitetos portugueses distinguidos com o Prémio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura.

O complexo de edifícios que alberga a FAUP é um espaço que pode ser conhecido por qualquer pessoa numa das visitas guiadas organizadas regularmente pela faculdade.

Fontes:
Texto: PÚBLICO
Imagem: FAUP – Tomás Pedro