Archeology and museologyNotícias

Inauguração do Museu do Tesouro Real!

2022-06-02 No Comments

O Museu do Tesouro Real foi inaugurado no dia 1 de junho no Palácio Nacional da Ajuda.

A cerimónia contou com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do autarca de Lisboa, Carlos Moedas, do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do presidente adjunto da Associação Turismo de Lisboa, José Luís Arnaut.

À frente do museu vai ficar José Alberto Ribeiro, o atual diretor do Palácio Nacional da Ajuda, que acumulará funções, enquanto diretor científico do Museu do Tesouro Real, e Pedro Moreira, enquanto diretor de operação.

Na apresentação do projeto feita em junho do ano passado, foi revelado o interior do projeto que ficou a cargo do arquiteto João Carlos Santos, também atual diretor-geral do Património Cultural. As jóias serão expostas dentro de uma caixa-forte com alta segurança localizada num edifício que fez o remate do Palácio Nacional da Ajuda.

A ala poente possui uma estrutura em vidro com lâminas verticais, que ilumina os pisos onde está a caixa-forte com 40 metros de cumprimento, dez de largura e dez de altura.

“Após mais de dois séculos do lançamento da primeira pedra, em novembro de 1795, pelo príncipe regente, D. João, e depois de várias vicissitudes na história trágica da construção do palácio, finalmente deu-se a coincidência de um grupo de personalidades ter tido a coragem de acabar com a maldição que sobre ele se abatia”, comentou, na altura da inauguração da nova ala, o arquiteto João Carlos Santos.

O público vai poder visitar 11 núcleos expositivos onde são mostradas, além das joias, outras peças raras em ouro e diamantes vindas do Brasil, moedas e medalhas reais, objetos como salvas e pratas quinhentistas, alfaias litúrgicas e paramentos religiosos ou peças das coleções particulares do rei Fernando II. A coleção do Tesouro Real nunca antes foi exposta na totalidade, como será agora no novo museu que terá custado 31 milhões de euros.

Fonte: https://www.pportodosmuseus.pt/2022/05/31/inauguracao-do-museu-do-tesouro-real/