Notícias

Novo museu inaugurado no norte do país. Saiba onde!

2021-08-30 No Comments

O Museu da Memória foi inaugurado na passada sexta-feira (26 de agosto) pela Câmara Municipal de Matosinhos, um espaço de encontro entre o passado e o presente, instalado no Palacete Visconde de Trevões.

As obras de adaptação do palacete para o espaço museológico custaram 400 mil euros, referiu a autarquia do distrito do Porto, em comunicado enviado à Lusa.

O museu tem como missão valorizar a memória histórica e patrimonial do território de Matosinhos, cruzando-a com as memórias individuais dos seus habitantes, visando o reforço da identidade e a promoção da cidadania, salientou ainda.

Segundo a câmara municipal, o Museu da Memória vai funcionar como um `work in progress´ (trabalho em progresso) e ciclo em contínuo, passível de atualização permanente.

Este vai ter uma “vocação de abertura à participação da comunidade”, acrescentou.

Além da exposição de materialidades, este novo espaço cultural de Matosinhos vai ter uma vertente “marcadamente interativa” com recurso às novas tecnologias, explicou.

O Palacete Visconde de Trevões, onde está instalado o museu, é um edifício histórico de inícios do século XX.

Além de ter sido residência do seu primeiro proprietário — Emídio Ló Ferreira até 1942, este espaço, depois de adquirido pela autarquia, funcionou como uma escola industrial e comercial e como uma biblioteca municipal.

De terça a sexta-feira é possível fazer-se visitas guiadas ao museu das 11h00 às 16h00, através de marcação prévia para o email mumma@cm-matosinhos.pt.

Fonte: https://www.pportodosmuseus.pt/2021/08/26/municipio-de-matosinhos-inaugura-museu-da-memoria-no-palacete-visconde-de-trevoes/