Notícias

Universidade de Lisboa disponibiliza balcão eletrónico suportado pelo software Archeevo

2021-08-31 No Comments

O software Archeevo da empresa KEEP SOLUTIONS já instalado na Universidade de Lisboa é responsável por gerir o vasto património documental e arquivístico da instituição. Agora, além de pesquisar e consultar a informação é possível solicitar e acompanhar um conjunto de pedidos sobre essa informação, através de um balcão eletrónico, disponível para todos os interessados.

Alguns dos serviços disponíveis através do balcão eletrónico são: pedido de reprodução, pedido de consulta online, pedido de consulta presencial, requisição de documentação, entre outros. Através desta plataforma os utentes conseguem solicitar informação sem a necessidade de se deslocarem presencialmente ao arquivo da universidade.

Segunda a própria universidade este balcão permitirá “a transferência, ingresso, incorporações, acesso ou reprodução de documentos, essencial para quem quiser consultar um documento no seu formato físico ou receber imagens digitalizadas desse documento, um serviço não só disponível à comunidade da ULisboa, mas aberto ao mundo.“

Toda a informação poderá ser consultada em https://sistema-arquivos.ulisboa.pt/, onde encontrará o património documental da ULisboa que compreende o universo dos Serviços Centrais, nas suas Escolas e Serviços de Ação Social. Integrados na esfera dos Serviços Centrais compreendem-se o Arquivo da Reitoria, do Estádio Universitário de Lisboa e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

O vasto acervo contém documentação e informação produzida, recebida ou herdada, de interesse cultural, administrativo, probatório ou legal, no qual se incluem, entre muitos outros: relatórios e planos de atividades e contas; atas e decisões dos órgãos de gestão; processos individuais de estudantes, docentes, investigadores e pessoal administrativo e técnico; coleções de tirocínios; programas das cadeiras; livros de termos; recortes de imprensa; coleções de fotografias; documentos audiovisuais; plantas de arquitetura; copiadores de correspondência.

Faça a sua visita ao Portal do Archeevo em: https://sistema-arquivos.ulisboa.pt/