Notícias

KEEP SOLUTIONS implementa solução integrada de gestão de informação no IPCB

2018-09-24 No Comments

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) decidiu implementar um sistema integrado para dar resposta às, cada vez mais, exigentes necessidades da comunidade académica no que concerne ao acesso à informação, quer das bibliotecas quer dos repositórios de conhecimento científico.

A KEEP SOLUTIONS foi a empresa escolhida para implementar uma solução para colmatar algumas das necessidades verificadas no IPCB. A solução implementada conjuga de forma harmoniosa 3 produtos que se integram entre si: Koha, DSpace e Retrievo.

O Koha permite a gestão integrada das suas seis bibliotecas; o DSpace é o repositório para gerir o conhecimento científico produzido; e o Retrievo serve de plataforma de pesquisa que agrega a informação contida em várias fontes de informação que permite, através de uma interface única, uma pesquisa mais rápida e eficaz.

Esta solução integrada implementada pela KEEP SOLUTIONS permitirá um melhor e mais apelativo acesso à informação disponibilizada pelo IPCB, conferindo também um novo grau de inovação no que diz respeito aos seus procedimentos.

O IPCB encontra-se assim determinado a evoluir para uma instituição mais preparada para competir e vencer num mundo em constante mudança, tornando-se uma instituição mais forte e mais interventiva e dando um contributo determinante ao desenvolvimento social cultural e económico da região e do país.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco é uma instituição pública de ensino superior que iniciou a sua atividade em 1980 e que se constitui como um referencial de confiança na qualificação de alto nível dos cidadãos, na produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes num quadro de referência internacional. Trata-se de uma instituição ativa que valoriza os seus recursos humanos, privilegia o mérito e está fortemente comprometida com o ensino de qualidade.

Visite as referidas implementações em:

Koha: https://catalogo.ipcb.pt/
DSpace: https://minerva.ipcb.pt/
Retrievo: http://retrievo.ipcb.pt/

Fonte: Página de apresentação do IPCB