Notícias

O museu digital que permite visualizar os primeiros sites da Internet

2018-09-20 No Comments

O Web Design Museum criou um acervo com mais de 900 páginas da época em que a rede mundial de computadores estava a dar os primeiros passos. O museu digital reúne variadas páginas da internet que ficaram no ar entre 1995 a 2005, nos primórdios da rede.

Este projeto engloba desde a página da Google ou do Facebook a portais de notícias e sites institucionais. O objetivo, segundo os organizadores, é criar um acervo com as tendências do web design da época, para que os criadores atuais se possam “inspirar”.

Para isso, o Web Design Museum conta com diferentes formas de visualização do seu conteúdo. Além dos destaques na página inicial, é possível conferir as páginas por ano, categoria, estilo ou ainda em linhas do tempo de cada empresa. Dá para ver, por exemplo, toda a evolução da Netflix, desde 2002.

As páginas mais antigas deste museu digital datam de 1995: a da rede de notícias CNN e a do Governo de Quebec, Canadá.

O esforço em fazer uma curadoria da Internet do passado é louvável. De 1991, ano em que a rede foi criada pelo cientista da computação Tim Berners-Lee, a 1996, o projeto estima que cerca de 250 mil websites foram criados. No entanto, há pouca informação dessa época disponível para pesquisa.

As coisas só começaram a mudar quando, em 1996, foi criada a Internet Archive, uma organização voltada para a preservação de arquivos multimédia. Com a ferramenta Wayback Machine é possível visitar cerca de 338 mil milhões de páginas da web. Se pensarmos que a Internet nasceu há apenas 27 anos, esse número só mostra o quão interessante será ver como as próximas gerações vão preservar esta enormíssima quantidade de conteúdo.

Fonte e mais informações: Aqui