Notícias

Museu em Condeixa-a-Nova eleito o melhor projeto cultural multimédia da Europa

2018-09-25 No Comments

O museu PO.RO.S — Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, foi distinguido com o grande prémio “Heritage in Motion 2018”, que elege os melhores projetos culturais multimédia da Europa.

Em nota de imprensa, o município de Condeixa-a-Nova realça que o museu foi ainda vencedor na categoria “Aplicações e Experiências Interativas”. “O júri do Prémio ‘Heritage in Motion 2018’ declarou o PO.RO.S — Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, como o grande vencedor da edição de 2018 daquela competição europeia, em cerimónia realizada em Aarhus, na Dinamarca. Além da distinção ‘Best Achievement Award’, o Museu PO.RO.S venceu ainda na categoria ‘Aplicações e Experiências Interativas’”, destaca a informação.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara revela: “Estamos muito felizes por este reconhecimento europeu e extremamente gratos ao júri, desejando que o Museu PO.RO.S sirva de estímulo e inspiração a todos os lugares históricos deste velho continente”. Nuno Moita da Costa felicita ainda “todos os parceiros envolvidos na construção deste empreendimento, pela criatividade, pelo arrojo e pelo rasgo inovador”.

Promovido conjuntamente pela Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana, o Prémio “Heritage in Motion” destina-se a distinguir os melhores projetos multimédia que mostram, de forma criativa e inovadora, a herança cultural da Europa, chamando a atenção para o valor do património cultural e natural, tangível e intangível.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S — Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico singular, que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conímbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal. Deste modo, o novo museu, criado por iniciativa da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, constitui-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruínas de Conímbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

“A tecnologia será tanto ou mais proveitosa para o nosso futuro quanto mais útil for à compreensão do passado”, sublinhou ainda Nuno Moita da Costa.

Fonte e mais informações: Aqui