Notícias

Prémios de Preservação Digital 2018

2018-07-12 No Comments

A procura pelo melhor trabalho em preservação digital, em todos os setores, começou novamente este ano, com o lançamento do evento Prémios de Preservação Digital 2018, promovido pelo DPC (Digital Preservation Coalition).

O evento é uma das maiores celebrações para pessoas e organizações que têm dado contributos significantes e inovadores para assegurar o nosso legado digital.

Este ano, a cerimónia de entrega de prémios será em Amesterdão e será inserida na Conferência Internacional World Digital Preservation Day, organizada pelo Digital Heritage Network e pelo Amesterdam Museum, no dia 29 de novembro de 2018.

Nesta edição serão cinco as categorias analisadas e premiadas:

Pesquisa e Inovação, que reconhece a excelência em atividades de pesquisa e inovação;

Ensino e Comunicação, reconhecendo a excelência na divulgação e ensino;

Melhor Trabalho Académico em Preservação Digital, incentivando e reconhecendo o trabalho dos alunos em preservação digital;

Proteção do Legado Digital, que celebra a aplicação prática de ferramentas de preservação para proteger objetos digitais em risco;

Melhor Iniciativa em Preservação Digital no Comércio, Indústria e Setor Terciário, incentivando e reconhecendo a adoção de ferramentas e abordagens de preservação digital em instituições que não são instituições de arquivo.

As inscrições para os Prémios de Preservação Digital 2018 encontram-se agora abertas e a participação é gratuita e dirigida a todas as pessoas e organizações.

Fonte e mais Informações: https://dpconline.org/events/digital-preservation-awards