Notícias

Tóquio apresenta o primeiro museu de arte totalmente digital e psicadélico

2018-07-10 No Comments

O MORI Building Digital Art Museum é considerado o primeiro museu do mundo totalmente digital e podemos encontrá-lo em Tóquio. Este proporciona aos seus visitantes uma experiência baseada na luz e no espaço, através de um labirinto de salas escuras e vazias.

Neste museu não há mapas, descrições ou cartazes a solicitar que o público mantenha as mãos longe das obras de arte. Aliás, não há obras de arte, na forma comum de pinturas ou objectos atrás de caixas de vidro.

No MORI Building Digital Art Museum os visitantes têm a possibilidade de entrar em cerca de 50 instalações caleidoscópicas que são accionadas por sensores de movimento e projectadas em todas as superfícies do espaço de exposição de cerca de 10.000 metros quadrados. Se não fossem as luzes, o museu seria apenas um espaço com inúmeros corredores vazios com paredes pretas e piso alcatifado.

“Cada visitante pode aproveitar essa experiência à sua maneira”, disse Ou Sugiyama, que dirige o museu. Devido a uma tecnologia de mapeamento de projecção, as obras de arte reagem ao movimento e ao toque, convidando os visitantes a imaginar que possuem novos super-poderes.

“Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, queríamos oferecer ao mundo algo único, tornar nossa cidade ainda mais magnética”, acrescentou Sugiyama.

Fonte e mais informações: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/cultura/detalhe/toquio-apresenta-o-primeiro-museu-de-arte-totalmente-digital-e-psicadelico