Archeology and museologyNotícias

Museu do Louvre adquire pintura portuguesa do século XVI

2023-10-30 No Comments

O renomado Museu do Louvre, situado em Paris, fez uma aquisição histórica ao adquirir a pintura do século XIV intitulada “Ressurreição de Cristo”. Esta obra representa a primeira contribuição portuguesa deste período a fazer parte das preciosas coleções da instituição museológica e foi adquirida através da negociação conduzida pelo galerista luso-francês Philippe Mendes, conforme divulgado por uma fonte do museu à agência Lusa.

Ao ser contactado pela agência Lusa, o departamento de comunicação e relações externas do Louvre forneceu uma declaração por e-mail, afirmando que “Esta é a primeira pintura [portuguesa] adquirida pelo museu, já que as outras pinturas portuguesas em nossa coleção foram doações.

A assessoria de comunicação do Louvre complementou a notícia, acrescentando: “Até esta aquisição, o Louvre não possuía qualquer obra de arte portuguesa do século XVI, apesar de a exposição ‘O Século de Ouro do Renascimento Português’, realizada no ano passado no Louvre, ter destacado a importância de Lisboa como um centro artístico durante o Renascimento e a excelência das oficinas reais.

Em comunicado, o galerista Philippe Mendes também anunciou a venda desta notável obra, sem divulgar os valores da transação. A pintura é atribuída a dois proeminentes artistas do século XVI, Garcia Fernandes e Cristóvão de Figueiredo, pertencentes ao chamado período primitivo português. Philippe Mendes destacou que essa aquisição representa “o tão aguardado reconhecimento da Pintura Portuguesa como uma escola de arte, com o mesmo prestígio das escolas Espanhola, Italiana ou Francesa.”

A obra de arte em questão, a “Ressurreição de Cristo,” que data aproximadamente o ano de 1540 e foi produzida no Atelier Real de Lisboa, é considerada pelo Louvre como “um exemplo de primeira categoria da arte renascentista portuguesa.” Ela retrata Cristo envolto num manto vermelho, surgindo da sepultura após a ressurreição, surpreendendo os soldados que a vigiam. Esta aquisição representa um marco importante para a promoção da arte portuguesa no cenário internacional.

Fonte: Agência Lusa