Archeology and museologyNotícias

Padrão dos Descobrimentos a caminho de ser considerado monumento

2023-06-16 No Comments

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu um processo para a classificação como monumento do Padrão dos Descobrimentos, incluindo a Rosa-dos-Ventos inscrita na calçada.

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento em forma de caravela localizado nas margens do rio Tejo, em Belém. Foi reconstruído em 1960 para celebrar os 500 anos da morte do Infante Dom Henrique, conhecido como o Navegador.

O monumento homenageia a Era dos Descobrimentos, período em que Portugal desempenhou um papel fundamental na expansão marítima e na descoberta de novos territórios.

Segundo a notícia do DN, o Padrão dos Descobrimentos “não é monumento nacional, nem monumento de interesse público, nem sequer de interesse municipal. A única proteção especial que impede sobre o edifício, na freguesia lisboeta de Belém, advém do facto de estar na zona de proteção especial dos Jerónimos e do Museu de Arte Urbana, ambos edifícios classificados”.

Com esta decisão, que será agora publicada em Diário da República, o Padrão dos Descobrimentos e a calçada adjacente ficam em “vias de classificação”, pelo que entram desde já em vigor regras específicas de proteção patrimonial, abrangendo uma área de 50 metros a partir dos limites externos do edificado a classificar.

Fonte: O Jornal Económico