Archeology and museologyNotícias

Escola que Variações frequentou vai ser transformada num museu

2023-02-17 No Comments

A escola primária de Fiscal, que António Variações frequentou nos anos 50, vai ser transformada num centro interpretativo em homenagem ao cantor.

Há mais de 30 anos sem atividade letiva, esta escola primária situada no concelho de Amares serve agora como arquivo da Junta de Freguesia. O edifício não se encontra degradado, porém carece de obras para receber visitantes, de acordo com a secretária da autarquia, Dra. Liliana Brandão.

O espaço será um centro interpretativo em homenagem ao cantor, mas, para além de expor artigos relacionados com a vida e obra do popular músico, a junta quer que seja um espaço de criação, havendo já uma parceria com duas escolas de música para que possam lecionar naquelas futuras instalações.

Esta empreitada foi submetida ao Programa de Desenvolvimento Rural – Operação 10.2.1.6. Renovação de Aldeias, cuja aprovação foi conhecida recentemente. O projeto terá um financiamento de 80%.

Para além de homenagear o cantor, esta foi também uma oportunidade única para requalificar um espaço com valor sentimental para os habitantes, pois foi uma escola que a maioria frequentou.

António Joaquim Rodrigues Ribeiro, nome de batismo, nasceu em Fiscal, Amares em 03 de dezembro de 1944 e faleceu em Lisboa em 13 de junho de 1984, deixando dois álbuns – “Anjo da Guarda” (1983) e “Dar&Receber” (1984), que marcaram indelevelmente a história da música pop em Portugal.

A sua música foi alvo de recriação por diversos artistas nacionais, realçando-se o projeto “Humanos” que redescobriu a obra de Variações, através de um disco, lançando em dezembro de 2004, com canções da sua autoria nunca antes editadas.

A sua vida inspirou o filme “Variações”, realizado por João Maia e que foi parcialmente gravado na freguesia de Fiscal. Foi o filme português mais visto em 2019, com quase 280 mil espectadores.

Fonte: O MINHO