Archeology and museologyNotícias

Município de Esposende distinguido pela preservação do património subaquático

2023-01-06 No Comments

No passado dia 5 de janeiro, o Município de Esposende foi distinguido com o Prémio de Mérito da Society for Historical Archaeology (SHA), em reconhecimento pelo investimento efetuado no Serviço de Património Cultural, em prol do Património, nomeadamente do Património Cultural Subaquático, concretamente com o Projeto do Naufrágio do Belinho.

O prémio foi entregue ao presidente da Câmara Municipal de Esposende, Dr. Benjamim Pereira, durante a 56.ª Conferência anual SHA (em inglês, Conference on Historical and Underwater Archaeology) que, pela primeira vez reúne perto de mil participantes, num país da Europa Continental, em Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa, que decorre do dia 5 até dia 7 de janeiro, sob o tema Revisiting Global Archaelogies.

“A todos os que têm trabalhado no projeto, a todos os parceiros, nomeadamente os nossos anfitriões, a Universidade Nova de Lisboa, às empresas que trabalham connosco, às pessoas da comunidade local envolvidas, aos voluntários, obrigado a todos vós”, enunciou Dr. Benjamim Pereira.

O Projeto do Naufrágio do Belinho foi criado com o intuito de registar, investigar e conservar e permitiu exibir histórias sobre o património cultural subaquático local e global, proporcionando uma vasta gama de programas de promoção cultural.

O prémio de Mértio da SHA foi instituído em 1988 e reconhece conquistas específicas, tanto de indivíduos, como de organizações, no âmbito da Arqueologia Histórica. Apesar de o prémio ser concedido nomeadamente a contributos académicos (mas não em exclusivo), uma vasta e diversa gama de contribuições para a área em causa é igualmente considerada para a atribuição deste reconhecimento.

A Conferência sobre Arqueologia História e Subaquática realizou-se, pela primeira vez, em 1997, nos Estados Unidos da América, tendo ocorrido, também, no Canadá e no Reino Unido. No presente ano, esta conferência reconhece Lisboa como o centro de um dos mais significativos impérios europeus globais do início do período moderno, enfatizando também a transformação da arqueologia histórica em disciplina verdadeiramente global, razões que estão na origem da escola da capital portuguesa acolher o evento que, pela primeira vez, se realizou num país da Europa Continental.

A KEEP SOLUTIONS felicita o Município de Esposende pelo merecido prémio.

Fonte (Texto e imagem): Município de Esposende