Digital Preservation

A KEEP SOLUTIONS é um dos parceiros do projeto europeu J-ARK, um arquivo de património judaico

2021-09-17 No Comments

Este projeto visa promover a adoção de soluções eArchiving pelo setor da cultura e preservação de património na Europa, utilizando o património judaico como material de base.

O J-Ark – European Jewish Community Archive irá conectar os serviços digitais do eArchiving, Europeana e eTranslation para apoiar a viabilidade e sustentabilidade a longo prazo dos arquivos de herança judaica numa plataforma integrada de preservação digital.

Esta solução online oferecerá serviços na cloud para ingerir, preservar e distribuir uma ampla gama de materiais históricos, incluindo entrevistas e gravações de história oral, fotografias históricas, documentos e muito mais. O J-Ark será baseado no software RODA, uma plataforma de preservação digital de código aberto, e será customizado de acordo com as necessidades específicas do projeto.

O J-Ark será integrado com as plataformas Europeana e eTranslation. Assim, os materiais patrimoniais ingeridos no J-ARK serão enviados à Europeana para publicação e automaticamente traduzidos para as línguas europeias escolhidas.

A sustentabilidade de longo prazo do sistema será garantida pela combinação de financiamento público, financiamento privado (nomeadamente de filantropia judaica) e taxas de utilização.

O J-ARK é um projeto do eArchiving e é cofinanciado pelo Connecting Europe Facility (CEF) da União Europeia.

Parceiros do projeto:
Pangeanic – Espanha (coordenador)
Stichting Jewish Heritage Network – Holanda
KEEP SOLUTIONS – Portugal
Europeana Foundation – Holanda
Ośrodek „Brama Grodzka ‐ Teatr NN” – Polónia
Jewish Community of Lithuania – Lituânia