Notícias

O maior arquivo sonoro do Porto já pode ser consultado online

2020-10-22 No Comments

A Fonoteca Municipal do Porto já abriu as portas em Campanhã. Tem também um novo site onde pode consultar um acervo com mais de 35 mil discos de vinil.

A Fonoteca Municipal do Porto foi inaugurada a 26 de Setembro ed 2020, num antigo armazém próximo da Estação de Campanhã. Com um acervo de cerca de 35 mil discos de vinil, vai funcionar como arquivo sonoro da cidade e como espaço público de apreciação musical.

Tudo isto já pode ser consultado online. O novo site da Fonoteca permite pesquisar por artista, data (dos anos 1950 à atualidade), formato (vinil de 7”, 10” ou 12”) ou estilo, como o rock, fado, jazz, pop, rock progressivo, pós-punk ou poesia.

Pretende-se que este acervo, na sua grande maioria proveniente de coleções doadas à Câmara do Porto pela Rádio Difusão Portuguesa e pela Rádio Renascença, seja utilizado não só por melómanos, mas por todos os públicos. No site da Fonoteca pode também ouvir podcasts, ler artigos e mostras visuais sobre artistas, temas e géneros, entre outros.

Durante esta altura, e até novas indicações da Direcção-Geral de Saúde, será necessário efetuar uma marcação prévia para visitar e consultar o arquivo presencialmente, em sessões com a duração máxima de uma hora e com a lotação de uma pessoa em cada sessão. Todas as visitas serão acompanhadas por um arquivista.

As marcações devem ser efetuadas através do email fonoteca@cm-porto.pt ou do número 221 146 789. A Fonoteca está aberta no armazém 12 do número 122 da Rua de Pinto Bessa de terça-feira a sábado, entre as 14.00 e as 19.00.

https://www.timeout.pt/porto/pt/noticias/o-maior-arquivo-sonoro-do-porto-ja-pode-ser-consultado-online-092820