Notícias

Obras em prédio revelam antiga necrópole romana na cidade de Braga

2019-11-29 No Comments

“Pelo menos oito sepulturas, com construção estimada entre o final do período romano (século IV) e o início da idade média (século VIII), foram achadas durante sondagens arqueológicas numa obra de um prédio, situado no centro da cidade de Braga”, disse o responsável pelos serviços de Arqueologia da Câmara de Braga.

Armandino Cunha revelou estas descobertas, salientando que, embora não se soubesse a localização exata, já se sabia que existiam algures junto à Praça Conde Agrolongo, “Confirma-se a existência de uma necrópole tardia, utilizada entre o século quarto e o oitavo, que abrange o final do período romano e início da antiguidade tardia (idade média)”, disse o responsável.

A necrópole já era conhecida devido a documentos do século XVI que referenciavam o enterramento junto aquela praça. “As primeiras notícias vindas a público sobre esta necrópole datam do século XIX”, adiantou ainda Armandino Cunha.

Sobre as sepulturas, o diretor do serviço salienta que “há um conjunto de sepulturas de caixa de duas águas e outras em covas, existindo ainda duas sepulturas abertas no saibro (sem tijolos).”

De acordo com o responsável, não terá sido descoberto qualquer espólio durante a sondagem arqueológica levada a cabo por uma empresa privada (Imperium), contratada pelo dono da obra.

O prédio em questão, que foi durante muitos anos um espaço de restauração, está a ser requalificado para ali nascer uma unidade de alojamento local.

Armadino Cunha explica que todas as obras no centro da cidade estão condicionadas a uma sondagem arqueológica, no seu início, para que seja documentado e, caso exista, recolhido espólio, para musealização.

“Todos os projetos de novas obras em locais referenciados são condicionadas por sondagens arqueológicas antes de ser emitida a licença camarária”, explica Armandino, destacando o esforço que a autarquia tem feito para documentar os diferentes períodos da antiguidade.

As sepulturas, depois de devidamente identificadas, serão destruídas, uma vez que é impossível musealizar as mesmas, como adiantou o professor e arqueólogo Luís Fontes, responsável pelos serviços de Arqueologia da Universidade do Minho.

Fonte e mais informação: https://ominho.pt/obras-em-predio-revelam-antiga-necropole-romana-na-cidade-de-braga/