Press release

KEEP SOLUTIONS lança software inovador para gestão de informação arqueológica

2019-10-17 No Comments

Chama-se Alcaide e é o primeiro software comercial do país desenvolvido de raiz para gerir escavações arqueológicas. A KEEP SOLUTIONS lança-se, assim, numa nova área de mercado, para a qual ainda não existem produtos de software de qualidade profissional. A empresa reforça, assim, a sua posição nos domínios onde já se encontra posicionada, nomeadamente o cultural e patrimonial.

O Alcaide é um sistema de informação arqueológica especialmente desenvolvido para a gestão de escavações arqueológicas e tem como missão apoiar gestores e técnicos especialistas na gestão de informação produzida ao durante projetos arqueológicos.

A solução assenta num conjunto de boas práticas, testadas em campo e assentes em normas internacionais.

Segundo o principal responsável pela criação do Alcaide, engenheiro de sistemas e arqueólogo, Gonçalo Ferreira, “A ideia do Alcaide surgiu quando ainda era estudante de Arqueologia mas foi durante um projeto de escavação no Campo Arqueológico de Proença-a-Nova que senti que seria excelente se houvesse uma ferramenta digital para apoiar o registo arqueológico, que permitisse poder dedicar mais tempo ao trabalho arqueológico e menos ao trabalho administrativo. Desenvolvi nessa altura uma aplicação rudimentar, que em pouco tempo se tornou essencial para o nosso trabalho, ao ponto de já não conseguirmos trabalhar sem ela”.

A KEEP SOLUTIONS, juntamente com Gonçalo Ferreira, agora colaborador da empresa, aproveitou o conceito inicial do Alcaide e transformou-o num software altamente inovador, completo, eficiente e de fácil utilização.

Quais as principais vantagens de utilizarmos o Alcaide durante um projeto de escavação?
• Maior segurança e preservação da informação produzida durante as atividades de escavação, i.e., perdas de informação por danificação do papel e restantes equipamentos deixa de ser um problema;
• Poupança de tempo e esforço na execução das tarefas;
• Geração automática de plantas e matrizes de Harris;
• Produção de relatórios de atividade automáticos, essenciais para reportar à tutela;
• Informação disponível a toda a hora e a partir de qualquer lugar;
• Possibilidade de consultar e introduzir dados a partir de dispositivos móveis;
• Localização de informação facilitada através de mecanismos de pesquisa;
• Gestão de atividades logísticas inerentes a projetos de escavação.

Screenshot da aplicação Alcaide

 

Consulte toda a informação sobre o Alcaide disponível no site da KEEP SOLUTIONS ou no whitepaper do produto.

A KEEP SOLUTIONS disponibiliza também a todos os interessados um demonstrador do Alcaide para que possam conhecer e explorar todas as funcionalidades do software.

Acreditamos que este é mais um reflexo do crescimento que a empresa tem vindo a registar e é, com certeza, mais um motivo de orgulho de toda a equipa KEEP SOLUTIONS.