Notícias

Projeto E-ARK4ALL concluído com enorme sucesso

2019-06-26 No Comments

O projeto E-ARK4ALL, financiado pela Comissão Europeia, foi concluído com grande sucesso no passado mês de maio. A KEEP SOLUTIONS, juntamente com mais 4 instituições europeias, participou neste projeto cujo objetivo foi fornecer especificações, software e formação na área da gestão e reutilização de informação digital.

O E-ARK4ALL representa o consórcio de organizações europeias que está por detrás do bloco estratégico da comissão europeia para a área dos arquivos eletrónicos, o eArchiving Building Block. Trata-se de um serviço disponibilizado pela Comissão Europeia que se destina a criar a capacidade de arquivar e preservar informação digital bem como definir e implementar estratégias de preservação digital, providenciando especificações, software e serviços de formação e helpdesk.

Durante um ano, um consórcio composto por 5 entidades europeias, a KEEP SOLUTIONS, os Arquivos Nacionais da Dinamarca e da Suécia, o DLM fórum e o Austrian Institute of Technology, trabalhou em prol da atualização e definição de novas normas relativamente à preservação de informação digital e criação de conhecimento sobre gestão e reutilização de informação.

O foco principal do projeto foi a preservação de informação de arquivo, no entanto a sua relevância aplica-se a qualquer domínio de gestão de informação em que existam requisitos de acesso a longo prazo. Para esse fim, foram propostas especificações para os vários Pacotes de Informação (OAIS Information Packages) a considerar ao longo do ciclo de vida da informação, garantindo, assim, o êxito nas seguintes situações: migrações de dados entre gerações de sistemas de informação organizacionais, transferências de informação entre sistemas produtores e arquivos digitais; e, acesso continuado e a longo prazo à informação digital arquivada em repositórios.

O E-ARK4ALL contribuiu, assim, para a harmonização das especificações dos Pacotes de Informação atualmente divididas em ingestão, preservação e reutilização de informação através da definição do E-ARK SIP, E-ARK AIP e E-ARK DIP, respetivamente.

A KEEP SOLUTIONS foi responsável pela definição do Pacote de Informação de Submissão (SIP) e pelo de desenvolvimento de software compatível com as várias especificações publicadas pelo consórcio.

Segundo o diretor executivo Miguel Ferreira, principal interlocutor do projeto, “este foi um trabalho extremamente aliciante pois permitiu-nos estabelecer uma base de diálogo e condições de normalização que permitem a nível europeu facilitar a troca de informação entre entidades envolvidas nas várias fases do processo de gestão de informação e arquivo eletrónico”.

O projeto foi oficialmente dado como concluído com o lançamento das atualizações das especificações do E-ARK, que poderá consultar em https://earkcsip.dilcis.eu/

Para mais informações sobre o E-ARK4ALL visite https://ec.europa.eu/cefdigital/wiki/display/CEFDIGITAL/eArchiving e https://e-ark4all.eu.