Notícias

Museu municipal PO.RO.S atingiu os 35 mil visitantes em dois anos

2019-06-25 No Comments

O Museu PO.RO.S Portugal Romano, em Condeixa-a-Nova, atingiu os 35 mil visitantes em dois anos de funcionamento e tem a agenda de atividades culturais totalmente preenchida até ao final do ano.

“Atingir este número em dois anos de funcionamento é uma visitação fantástica para um museu municipal”, congratulou-se o presidente do município do distrito de Coimbra, Nuno Moita. O espaço de visitação do museu é complementado por iniciativas culturais, nomeadamente exposições, estando a decorrer atualmente o 2.º Salão Internacional de Arte, que junta, até 13 de julho, obras de mais de 60 artistas de diversos países, entre eles a portuguesa Anit.

Inaugurado em Condeixa-a-Nova, em maio de 2017, o PO.RO.S — Portugal Romano é um espaço museológico que permite ao visitante “experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana”, ajudando a recriar o modo de vida da vizinha Conímbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal, através de inovadores sistemas multimédia. Esta polivalência valeu-lhe a nomeação para os prémios ‘Heritage in Motion 2018’, atribuídos conjuntamente pela Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana.

O Museu Portugal Romano em Sicó foi também distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o primeiro prémio na categoria de ‘Aplicação de Gestão e Multimédia’.

Segundo o autarca Nuno Moita, o município de Condeixa-a-Nova está a efetuar uma reestruturação orgânica para criar uma unidade para a gestão dos museus do concelho, com o objetivo de, em “2020 ou 2021”, avançar para a constituição de uma empresa municipal para gerir os equipamentos culturais.

Fonte e mais informações: https://observador.pt/2019/06/21/museu-municipal-po-ro-s-de-condeixa-a-nova-atingiu-os-35-mil-visitantes-em-dois-anos/