Notícias

Software da KEEP SOLUTIONS suporta Portal da Defesa Nacional

2019-01-30 No Comments

O Ministério da Defesa Nacional disponibilizou recentemente o Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional, que reúne numa única interface o conteúdo da Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional, Biblioteca Digital do Exército, Arquivos, Museus e Centros de Documentação, possibilitando a pesquisa de informação num catálogo coletivo que reúne conteúdos dessas várias fontes de informação.

Trata-se de uma integração de sistemas que permite facultar e facilitar o acesso à informação contida nas variadas instituições de memória através de um único ponto de acesso, assegurando uma divulgação mais eficaz dos recursos de informação.

A solução tecnológica utilizada é o software Retrievo, da KEEP SOLUTIONS, um portal que permite a agregação de conteúdos e pesquisa federada sobre múltiplas fontes de informação heterogéneas. Estas mantêm-se intactas, o Retrievo apenas faz a localização da informação pretendida e redireciona o utilizador para a origem da informação.

O portal dá atualmente acesso a cerca de 632 mil registos provenientes de 17 fontes que representam as instituições que guardam, preservam e divulgam a Memória da Defesa Nacional.

Consulte o portal disponível em https://portalmemoria.defesa.pt/