Notícias

Metade dos Municípios da área metropolitana de Lisboa que têm software de arquivo utiliza o Archeevo

2019-01-17 No Comments

O estudo foi elaborado por Gisela Gabriel, que elaborou uma dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Documentação e Informação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, intitulada “A comunicação nos arquivos municipais da área metropolitana de Lisboa”.

A mestranda fez um levantamento exaustivo de informação relativa aos 18 Arquivos Municipais da Área Metropolitana de Lisboa. O objetivo do estudo foi, segundo a aluna, “percecionar a forma como os Arquivos Municipais se adaptaram (ou não) aos desafios da sociedade da informação, nomeadamente ao nível da consulta física e digital da informação que preservam e do modo como utilizam a Internet para a disponibilização da sua informação e comunicação dos serviços e iniciativas desenvolvidos”.

Dos 18 Arquivos em análise, dois deles optaram por não participar no estudo, não respondendo ao inquérito que lhes foi enviado via Google Drive. As conclusões identificadas na presente dissertação resultaram da análise às respostas dadas no questionário e também da informação retirada na análise por observação direta dos seus canais de comunicação como as páginas da Internet dos Arquivos, site do município (quando não há página própria), redes sociais e blogues.

De entre as várias conclusões a que se chegou, destacamos que dos 16 Arquivos respondentes, 13 dispõem de biblioteca de apoio e 14 dispõem de serviços próprios de reprodução de documentação.

Dos 16 arquivos, metade dispõe de uma base de dados online e dessa metade, 50% deles utilizam a solução Archeevo, estando os restantes arquivos a utilizar duas soluções concorrentes.

Poderá consultar a dissertação completa em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30437/1/ulfl242150_tm.pdf

Fonte: “A Comunicação nos Arquivos Municipais da Área Metropolitana de Lisboa” – dissertação de Gisela Garcia Paulo Gabriel