Notícias

A mais incrível biblioteca do mundo tem estantes até ao teto e um milhão de livros

2019-01-18 No Comments

Inaugurada no final de 2017, a Biblioteca Tianjin Binhai, na China, uma das maiores de sempre, atrai tanto amantes da literatura como da arquitetura, sendo um exemplo sublime de ambas. Os turistas e moradores também a adoram, e em pouco mais de um ano, mais de três milhões de pessoas já a foram conhecer.

Na cidade costeira de Tianjin, no norte da China, surgiu a ideia de construir um megalómano monumento aos livros, ao conhecimento e à arquitetura.

Projetada pelo MVRDV, um atelier holandês, em colaboração com o Instituto de Planeamento Urbano e Design de Tianjin, a biblioteca procurou unir o antigo ao futurista. Cabe na biblioteca um total de 1,2 milhões de livros e há quem chame uma “caverna de livros”, aos cinco andares de prateleiras onduladas, cobertas de obras, do chão ao teto.

Com mais de 33 mil metros quadrados, são precisos vários dias para percorrer as estantes todas e seriam precisos anos para ler todos os seus livros, porém não se deixe enganar: com tanto espaço para encher, alguns livros são falsos, meramente decorativos, o que não impede que haja uma oferta de mais de 200 mil obras da literatura reais.

Nos últimos meses, o átrio principal tem-se tornado um foco de leitura e socialização, com centenas de pessoas a lerem lá de forma silenciosa. A construção tem ainda uma variedade de instalações educacionais, distribuídas pelos cinco níveis.

A biblioteca abriu em outubro de 2017 e na primeira semana após a inauguração, aproximadamente 10.000 pessoas por dia chegaram a visitá-la, criando enormes filas do lado de fora.

No meio de tanta magnitude e dimensão, prevalece a ordem: existe um sistema sequencial para que o visitante possa encontrar livros específicos em cada camada. Cada fila tem um nome e estão dispostas por ordem alfabética.

Fonte e mais informações: https://nit.pt/out-of-town/viagens/a-mais-incrivel-biblioteca-do-mundo-tem-estantes-ate-ao-teto-e-um-milhao-de-livros