Notícias

Cientistas europeus criam aplicação para transcrever manuscritos antigos

2018-11-30 No Comments

Cientistas europeus inventaram um método simples e extremamente eficaz para transcrever automaticamente manuscritos antigos, graças à inteligência artificial.

O Arquivo do Estado de Tirol, em Innsbruck, na Áustria, é um dos parceiros do projeto READ. A instituição possui uma imensa quantidade de documentos antigos.

O método desenvolvido pelos cientistas do projeto europeu READ baseia-se numa pequena tenda e numa aplicação para smartphone. A partir da aplicação, o utilizador tira uma foto da página em alta resolução, cada vez que vira a página do livro.

“É uma combinação de tecnologia básica com alta tecnologia. Mas funciona com uma aplicação para smartphone que incorpora alta tecnologia e que está ligada à plataforma Transkribus. A aplicação descarrega a imagem no servidor e o servidor realiza o reconhecimento do texto manuscrito”, explicou Guenter Muehlberger, coordenador do projeto READ e investigador em digitalização da Universidade de Innsbruck.

O servidor da Universidade de Innsbruck usa algoritmos de aprendizagem automática. O utilizador transcreve uma parte do texto manualmente e a partir daí o sistema aprende a identificar os caracteres e termina a tarefa automaticamente. O nível de precisão ultrapassa os 95%. O sistema é capaz de transcrever textos em qualquer língua.

O projeto europeu READ integra vários países: Áustria, Espanha, Alemanha, Suíça, Finlândia, Reino Unido e Grécia. Devido ao sucesso do projeto, a equipa pretende comercializar a plataforma no mundo inteiro.

Fonte e mais informações: https://pt.euronews.com/2018/10/29/cientistas-europeus-criam-aplicacao-para-transcrever-manuscritos-antigos