Notícias

Primórdios da programação informática no Arquivo Distrital de Braga

2018-07-05 No Comments

O Arquivo Distrital de Braga (ADB) reuniu um espólio de “interesse internacional” sobre os primórdios da programação informática com cerca de 1500 documentos que desvendam o início do “software” como disciplina científica.

A UMinho, que gere o Arquivo Distrital de Braga, explica em comunicado que aquele acervo descreve o “percurso de um dos grupos de trabalho mais respeitados na história do software”, o WG2.1 – Algoritmi Languages e Calculi, da Federação Internacional para o Processamento de Informação (IFIP).

O Grupo de Trabalho 2.1 teve como contributo original definir a linguagem de programação ALGOL 60, considerada a primeira linguagem de programação aberta e moderna da história, sendo um dos primeiros exemplos de colaboração verdadeiramente internacional em ciência da computação e deixando uma marca indelével no mundo como o conhecemos na atualidade.

“É inegável o papel que o ‘software’ tem nos dias de hoje. Há ‘software’ nos telemóveis, nas redes sociais, nas fábricas, nos automóveis e nos aviões, bem como nos serviços bancários, de saúde, da internet, da energia”, explica José Nuno Oliveira, atual membro do WG2.1 e investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) da UMinho e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Em Portugal, o ADB é o primeiro arquivo a albergar documentação do género, sendo que o espólio integra “documentos que desvendam o início do ‘software’ como disciplina científica, nomeadamente os originais policopiados de artigos de Floyd, Hoare e Wirth, que iniciaram o método de programação estruturada e que passou a ser ensinado na maioria das instituições de ensino de informática”.

O arquivo pode ser consultado todos os dias úteis, estando também a ser disponibilizado gradualmente no site do ADB.
Aceda ao arquivo: http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1619274

Fonte e mais informações: https://www.jn.pt/local/noticias/braga/braga/interior/primordios-da-programacao-informatica-no-arquivo-distrital-de-braga-9553659.html