Digital PreservationKEEP SOLUTIONS

“Repositório Clínico Digital” do CHSJ foi um dos 3 finalistas dos Digital Preservation Awards

2022-09-20 No Comments

Cerimónia de Entrega de Prémios aconteceu em Glasgow, na Escócia

A Digital Preservation Coalition (DPC) é uma organização sem fins lucrativos, constituída por várias instituições-membros, que trabalha no âmbito da preservação digital. A sua missão é permitir que os seus membros ofereçam acesso continuado e de longo prazo a conteúdos e serviços digitais, ajudando-os a obter valor duradouro a partir de ativos digitais e a aumentar a consciencialização sobre os desafios estratégicos, culturais e tecnológicos que enfrentam.

Nesse sentido, a DPC organiza a cada dois anos o evento “Digital Preservation Awards”, um momento importante que celebra e premeia as pessoas e organizações que fizeram contribuições significativas para um futuro sustentável para os nossos ativos digitais.

O Repositório Clínico Digital (RCD) do Centro Hospitalar Universitário de São João foi um dos finalistas da edição de 2022 do Digital Preservation Awards, cerimónia que foi inserida na Conferência iPres 2022, no passado dia 12 de setembro, em Glasgow, Escócia.

O RCD é um projeto inovador em Portugal, já em utilização no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), que tem como principal objetivo assegurar o acesso à informação clínica numa perspetiva integrada do Processo Clínico Eletrónico do doente. O CHUSJ possui, atualmente, mais de 2 milhões de processos clínicos de utentes, desde a sua informatização em 1992, e um volume de documentação em papel de 15 quilómetros lineares.

A KEEP SOLUTIONS foi a empresa responsável pelo fornecimento do sistema de gestão e preservação da informação digitalizada que suporta o RCD. O projeto contou, ainda, com o contributo da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

O software que está na base do repositório é o RODA, uma solução completa de repositório digital que permite armazenar, preservar e dar acesso aos processos clínicos de milhares de pacientes a milhares de operacionais de saúde.

No evento estiveram presentes, a representar o CHUSJ a Dra. Fernanda Gonçalves, da Direção do Serviço de Arquivo e a Engª Maria João Campos, da Direção do Centro de Gestão de Informação, bem como da parte da KEEP SOLUTIONS, o Diretor de Inovação da empresa, Dr. Luís Faria e o Engº Miguel Guimarães, dois dos responsáveis pela implementação do projeto.

Luís Faria afirma que “foi um orgulho fazer parte deste projeto que acabou por se tornar finalista num prestigiado prémio internacional” e espera que este projeto inovador “inspire outras instituições de saúde a tomarem consciência da importância da preservação digital nos seus processos de gestão”.

Apesar de não termos ganho o prémio, fomos um dos 3 finalistas na categoria “The Research Data Alliance Award for the Most Outstanding Digital Preservation Initiative in Commerce, Industry and Third sector” e pudemos levar ainda mais além um projeto de que tanto nos orgulhamos!

Muitos parabéns a toda a equipa!

Mais informação sobre o projeto:
PT: https://www.youtube.com/watch?v=fThPBAOAMp4
EN: https://www.youtube.com/watch?v=L9HOJbmhW9E