Notícias

Webinar: O objeto museológico como documento

2021-10-12 No Comments

Título do webinar: O objeto museológico como documento
Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD

Data e hora: 26 de outubro de 2021, das 21h às 22h, na plataforma Zoom Webinar (em linha)

Oradoras: Susana Medina (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP Museu) e Patrícia Costa (Instituto Superior de Engenharia do Porto, Museu ISEP)

Participe e inscreva-se!

Resumo:
Partindo do trabalho museal desenvolvido sobre coleções científicas no Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto e no Museu da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, propomos uma reflexão sobre metodologias alicerçadas nos estudos da cultura material.
Aplicada a objetos científicos que anteriormente cumpriram um papel nas atividades de transmissão e produção de conhecimento, a abordagem seguida reconhece aos mesmos um elevado potencial de informação sobre materialidade, contexto e significado.

O que se pode aprender com este webinar?
Fornecer aos participantes novas abordagens de investigação tendo por base os objetos, enquanto fontes primárias para a investigação.
Tendo o enfoque em metodologias que assistem o estudo de coleções, identificamos o alcance e os limites do cruzamento das fontes documentais com as fontes materiais para o desenvolvimento da História da Ciência, mais concretamente para os estudos da cultura material.

A quem se destina este webinar?
Todos os profissionais de instituições culturais e instituições de memória.

Preço de associado individual: Gratuito
Preço de associado coletivo: 1ª inscrição gratuita (Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Preço de não associado: 10,00 euros

Reserve o seu lugar realizando já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o programa e o sítio web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt.

Fonte: https://www.bad.pt/noticia/2021/10/11/proximo-webinar-sobre-o-objecto-museologico-como-documentos/