Notícias

Arquivo Histórico das Farmácias já está disponível online e é gerido pelo software Archeevo

2020-10-14 No Comments

“Abrir uma janela para a sociedade” é este o objetivo primordial do sítio www.arquivofarmacias.pt. Na plataforma, recentemente disponibilizada ao público, vai ser progressivamente depositado material do Arquivo Histórico das Farmácias, projeto dinamizado pela Associação Nacional das Farmácias (ANF).

A KEEP SOLUTIONS orgulha-se de informar que o Archeevo é o software que está na base desta plataforma e será responsável pela gestão do vasto acervo da ANF.

Dada a sua importância no panorama nacional, a ANF possui uma grande quantidade de informação, que está armazenada no seu Arquivo Histórico. Este recolhe, conserva e divulga a documentação de interesse para a história da instituição.

Inicialmente designado por Arquivo Elephante, o Arquivo Histórico das Farmácias visa proceder à organização, tratamento e disponibilização pública, em ambiente digital, do vasto acervo que remonta ao Grémio Nacional das Farmácias, organismo corporativo fundado em 1940 e extinto em 1975, que preserva a memória do setor farmacêutico em Portugal, sendo nessa medida indispensável para conhecer a sua evolução.

O Arquivo Histórico das Farmácias está, assim, aberto à sociedade e permite a consulta de toda a sua documentação. De entre o vasto acervo disponível, encontra-se toda a coleção da revista “Farmácia Portuguesa” que foi digitalizada e colocada à disposição de todos os interessados.

O lançamento oficial do Arquivo Histórico das Farmácias e a apresentação pública do portal aconteceu no dia 15 de outubro, data em que se comemorou o 45º aniversário da ANF.

Poderá saber mais sobre o arquivo consultando o artigo escrito pelo Coordenador do Arquivo Histórico das Farmácias, Paulo Martins, disponível em https://www.revistasauda.pt/noticias/Pages/www-arquivofarmacias-pt.aspx