Notícias

Encontro debate “Entre Passado e Futuro, onde ficam os Museus?”

2019-11-06 No Comments

“Entre Passado e Futuro, onde ficam os Museus?” será o tema das III Jornadas da Rede de Museus do Algarve, que este ano terão lugar no Auditório Municipal de Albufeira, no próximo dia 18 de Novembro.

As jornadas serão dedicadas ao debate do lugar e da responsabilidade dos museus enquanto instituições, «onde o seu presente se revela através de uma permanente, intemporal e dinâmica relação cultural, científica e social, entre passado e futuro», explicam os organizadores.

Pretende-se refletir sobre a necessidade de uma nova política e ação museológica, que simultaneamente se posicione entre a salvaguarda, valorização e comunicação da diversidade de coleções e tipologias de património e a necessidade de um posicionamento mais atual e participativo, atento às crescentes desigualdades e barreiras sociais, às questões ambientais, aos impactes da revolução tecnológica e digital, bem como ao emergir de novas realidades patrimoniais e culturais.

As jornadas começam às 09h30 e a entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Fonte e mais informação: https://www.algarveprimeiro.com/d/iii-jornadas-da-rede-de-museus-do-algarve-debate-papel-dos-museus-na-atualidade-/29263-1