Notícias

Acervo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra já está disponível online

2019-08-28 No Comments

A KEEP SOLUTIONS juntamente com as Administrações dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra deu por concluída a implementação de um sistema integrado de gestão de arquivo (intermédio e definitivo) – Archeevo – e de biblioteca – Koha, bem como de um portal agregador de conteúdos e pesquisa federada – Retrievo – que permite a pesquisa e o acesso através de um único interface à informação gerida no âmbito das aplicações de arquivo e biblioteca.

A interlocutora do projeto, Dra. Sara Charneca, fez questão de deixar o seu testemunho relativamente à implementação.

“As Administrações dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra centralizaram os arquivos intermédio e histórico dos três portos num único espaço, na Baía do Tejo, Barreiro.

O objetivo desta centralização é permitir que o acervo documental dos três portos sirva não apenas as respetivas administrações portuárias, mas também o público em geral e a comunidade científica, com o intuito de divulgar o seu singular acervo e possibilitar a consulta da vasta documentação.

O Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, tem como responsabilidade a custódia e disponibilização da documentação produzida no âmbito da atividade das autoridades portuárias, a divulgação e promoção da história e da importância destes portos e da atividade portuária para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa, através da realização de atividades culturais, bem como, a conservação da memória destas instituições.

À implementação do arquivo no novo espaço, quisemos associar a disponibilização online do catálogo do acervo documental dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, com aplicações informáticas modernas. Os softwares Retrievo, Archeevo e Koha são uma ferramenta fulcral para a divulgação do espólio dos portos, tornando possível uma melhor acessibilidade na introdução de dados e na pesquisa de toda a documentação, e servindo eficazmente os colaboradores do Arquivo, bem como os utilizadores internos e externos, sejam eles investigadores, estudantes ou leitores curiosos, atraídos pelas coleções e documentos únicos que constituem o nosso acervo.”

Poderá aceder a todo a acervo dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra através dos seguintes endereços:

Arquivo: https://www.arquivoportoslisboasetubalsesimbra.pt/arquivo/
Biblioteca: https://www.arquivoportoslisboasetubalsesimbra.pt/biblioteca/
Portal agregador: https://www.arquivoportoslisboasetubalsesimbra.pt/catalogo/