Notícias

KEEP SOLUTIONS e INESC-ID colaboram com a Comissão Europeia em projeto de preservação digital

2018-10-26 No Comments

O eArchiving Building Block é um serviço, disponibilizado pela Comissão Europeia, que se destina a criar na Europa, para todos aqueles que procuram gerir informação digital a longo-prazo, a capacidade de definir e implementar estratégias de preservação digital, providenciando especificações, software e serviços de formação e helpdesk.

Qual o objetivo dos CEF Building Blocks?
Os CEF Building Blocks têm como objetivo promover a nível Europeu tecnologias emergentes e relevantes para o Mercado Único Digital, sendo geridos pela iniciativa Connecting Europe Facility (CEF).

Qual o objetivo do eArchiving Building Block?
O objetivo do eArchiving Building Block é providenciar apoio a todos aqueles que procuram gerir informação digital a longo-prazo, de forma sustentável, autêntica, económica e interoperável. O eArchiving Building Block destina-se assim a criar a capacidade de arquivar e preservar informação digital. O foco principal é a preservação de informação de arquivo, mas a sua relevância aplica-se a qualquer domínio de gestão de informação em que existam requisitos de acesso a longo-prazo. Para esse fim são propostas especificações para os Pacotes de Informação (Information Packages) a considerar ao longo do ciclo de vida da informação, garantindo, assim, o êxito nas seguintes situações:

• Migrações de dados entre gerações de sistemas de informação organizacionais;
• Transferências de informação entre sistemas produtores e arquivos digitais;
• Acesso continuado e a longo prazo à informação digital arquivada em repositórios.

Que relação têm o INESC-ID e a KEEP SOLUTIONS com o eArchiving Building Block?
A CEF é a iniciativa da Comissão Europeia para a construção de serviços, gratuitos, para ajuda a todas as entidades interessadas em implementar as recomendações dos Building Blocks. Em Portugal, a entidade de ligação a esta iniciativa é a Agência para a Modernização Administrativa. Para o caso concreto do eArchiving, e após consulta pública, a CEF decidiu contratar o desenvolvimento dessa capacidade ao consórcio E-ARK4ALL, no qual está envolvida a empresa KEEP SOLUTIONS (que fornece tecnologia) e o instituto de investigação INESC-ID (que, em representação do DLM Fórum, coordena a divulgação e envolvimento das partes interessadas).
O eArchiving reutiliza os resultados de um projeto anterior chamado E-ARK (que já contou com a participação da KEEP SOLUTIONS e INESC-ID, entre outros parceiros europeus), sendo por isso uma solução sólida que acumula conhecimento de vários casos já provados de instituições com desafios comuns, resolvidos com soluções transparentes, normalizadas, flexíveis, eficientes e empenhadas na redução dos riscos inerentes ao desafio da preservação digital.

Sobre a KEEP SOLUTIONS
A KEEP SOLUTIONS é uma empresa portuguesa que tem como missão o fornecimento de soluções avançadas para gestão e preservação de informação.
A sua abordagem assenta no fornecimento de sistemas de informação e na prestação de serviços com vista a permitir aos seus clientes realizar uma gestão mais eficiente dos seus ativos de informação.
A empresa iniciou a sua atividade em 2008, tendo adquirido o estatuto de spin-off académica da Universidade do Minho, por se tratar de uma iniciativa empresarial com fortes laços de cooperação com centros de investigação e departamentos desta instituição.
Os seus clientes encontram-se principalmente no setor público, nos domínios cultural, educacional, patrimonial e científico, mais concretamente nas áreas de arquivo, biblioteca e museu.
A KEEP SOLUTIONS aposta no desenvolvimento contínuo de soluções inovadoras. Para isso, permanece ativa na produção de conhecimento científico, participando ativamente em projetos de I&D em cooperação com instituições nacionais e internacionais.

Sobre o INESC-ID e o Instituto Superior Técnico
O INESC-ID é um instituto de investigação do universo do Instituto Superior Técnico. O Técnico, a faculdade de engenharia da Universidade de Lisboa, é a maior escola de engenharia portuguesa e ficou classificado em 48º lugar no prestigiado ranking da US News. É a primeira vez que uma escola portuguesa desta área fica classificada entre as 50 melhores do mundo, um resultado atribuível à qualidade dos professores, investigadores e alunos do Instituto Superior Técnico e ao desenvolvimento da ciência e engenharia portuguesas. O Técnico alcança ainda o 11º lugar no ranking das escolas da Europa, sendo a única escola de engenharia portuguesa que integra o Consortium Linking Universities of Science and Technology for Education and Research (CLUSTER), que reúne as escolas líderes na Europa nas áreas das engenharias e tecnologias. Fundado em 1911, o Técnico tem uma comunidade de cerca de 12.500 alunos e de 850 docentes e investigadores.