Bibliotecas

Conheça as nossas soluções

Promover os conteúdos, conhecer os utilizadores
e levar a biblioteca até aos seus leitores

Bibliotecas

A área das Bibliotecas dedica-se ao desenvolvimento de soluções que auxiliam os profissionais na gestão dos processos inerentes ao funcionamento de bibliotecas de média e grande dimensão. Nestes incluem-se atividades convencionais como a catalogação, a circulação ou gestão de periódicos, mas também atividades menos comuns como a gestão de formações, a gestão dos equipamentos digitais das salas de leitura ou a gestão de empréstimos inter-bibliotecas.

Desde há muito tempo que as bibliotecas assumem a responsabilidade pela salvaguarda do conhecimento, da cultura e da produção científica das civilizações. Podendo ser de natureza pública ou privada, as bibliotecas facilitam o acesso a livros e outros tipos de publicações analógicas ou digitais, sendo também essenciais no desígnio da inclusão digital, facilitando o acesso a infraestruturas de acesso à Internet para aqueles que não as possuem.

Porquê nós?

Fomos a primeira empresa em Portugal a implementar o sistema de gestão de bibliotecas open-source Koha, tendo vindo desde então a implementar este sistema em dezenas de instituições do ensino superior, municípios, empresas e institutos. O nosso contributo para o desenvolvimento do open-source em geral e do Koha em particular é reconhecido pelos nossos clientes e parceiros.

Somos responsáveis pela tradução do Koha para português e pelo desenvolvimento de dezenas de plugins que tornam o sistema mais robusto e amigável para os nossos clientes e seus utilizadores.

Koha

Gestão integrada de bibliotecas

O Koha é uma solução de gestão integrada de bibliotecas que permite gerir os processos administrativos da biblioteca como a comunicação com os seus leitores.

Este software dá suporte a um vasto conjunto de atividades tipicamente realizadas no contexto de uma biblioteca: catalogação, gestão de autoridades, gestão de periódicos, circulação, aquisições, relatórios e estatísticas, etc.

Através do módulo de catálogo em-linha (OPAC) é possível promover os conteúdos da biblioteca e, simultaneamente, disponibilizar um conjunto de serviços aos seus leitores sem que estes tenham de se deslocar fisicamente à biblioteca, e.g. renovação de empréstimos, reserva de exemplares, sugestões de aquisição, etc.

Saber mais

EiB

Gestão de empréstimos inter-bibliotecas

O módulo de Empréstimo Interbibliotecas permite aos leitores formular pedidos de recursos de informação que não se encontram disponíveis na biblioteca, mas que podem ser solicitados a instituições congéneres.

O módulo suporta todas as atividades necessárias para o processamento eficiente do pedido, nomeadamente o envio automático de pedidos de orçamentos a uma ou mais bibliotecas, o envio do orçamento ao leitor para aprovação, gestão de pagamentos, pedido do empréstimo caso o orçamento seja aceite, registo de entregas e devoluções, etc. Cada pedido atravessa um fluxo predefinido que pode ser acompanhado tanto pela biblioteca como pelo leitor.

Em todas as etapas do fluxo que pressuponham a interação entre o utilizador e a biblioteca são enviadas notificações automáticas por e-mail para os respetivos intervenientes. O módulo inclui, ainda, um conjunto de estatísticas que permitem aferir a quantidade de documentos que foram emprestados ou solicitados em determinados períodos de tempo.

Saber mais

Formações

Gestão de formações

Este módulo é responsável pela gestão de ações de formação organizadas pela instituição ou pela biblioteca. O leitor pode consultar as ações de formação disponíveis, inscrever-se nas ações da sua preferência, assim como consultar o seu histórico de participações.

Este módulo permite, ainda, a criação de cursos, a gestão da bolsa de formadores, gestão de salas de formação, etc. Uma vez criado um evento de formação é possível consultar a lista de inscritos e enviar notificações para todos os inscritos.

Em todas as operações que pressuponham a interação entre utilizador e biblioteca, como inscrições ou cancelamentos, o sistema envia automaticamente notificações por e-mail dirigidas aos intervenientes. Também são gerados lembretes automáticos para notificar antecipadamente os inscritos sobre as datas da formação. O módulo de gestão de formações tem um conjunto de estatísticas e relatórios por ano, que incluem informação sobre a formação, tipo de utilizador, formador, entre outros.

Saber mais

Libki

Gestão de reservas de computadores em sala de leitura

Este módulo complementar ao Koha permite a gestão de reservas de computadores e do seu tempo de utilização na sala de leitura da biblioteca.

O sistema pode ser acedido a partir de qualquer computador da rede, sendo possível gerir utilizadores, alterar a período de tempo restante numa determinada sessão, enviar mensagens individuais aos utilizadores, fechar sessões, ver que computadores estão disponíveis e quais os que estão a ser utilizados, etc.

Em termos de autenticação, o módulo permite utilizar a mesma base de utilizadores do Koha, pelo que, os utilizadores não precisam de outras credenciais de autenticação. O sistema possibilita que os utilizadores façam reservas para utilização desses postos de trabalho. O acesso aos computadores pode ser restringido mediante um conjunto de regras (e.g., idade do utilizador, existência de dívidas na biblioteca, etc.).

Saber mais

Notícias

32.ª Conferência da EBLIDA

| Libraries, Notícias | No Comments
A 32.ª Conferência da EBLIDA terá lugar nas instalações da Torre do Tombo, nos dias 9 e 10 de abril de 2024. A EBLIDA é uma associação independente que une…

BAD promove workshop focado nas bibliotecas do Ensino Superior

| Libraries, Notícias | No Comments
No próximo dia 21 de maio de 2024, irá decorrer em Santarém o 3º Workshop das Bibliotecas do Ensino Superior, focado no tema "Inteligência Artificial no Ensino Superior: estratégias para…

Instituto Politécnico de Setúbal moderniza a gestão das suas bibliotecas com a adoção do Koha

| KEEP SOLUTIONS, Libraries | No Comments
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) deu um passo em direção à modernização da gestão das suas bibliotecas com a implementação do software de gestão integrada de bibliotecas Koha. O…