Archeology and museologyNews

Encontro Internacional de Gestão de Museus e Monumentos

2023-01-16 No Comments

Nos dias 10 a 12 de fevereiro, o Mosteiro de Arouca irá receber o Encontro Internacional de Gestão de Museus e Monumentos para debater os “Modelos de Gestão de Museus e Monumentos”, sendo promovido pelo ICOM – Portugal, INTERCOM e pelo Mosteiro de Arouca.

“Conceitos, desafios, certezas e interrogações”; “Alcance, fronteiras e limites concetuais: vantagens e desvantagens operacionais” e “Múltiplas experiências para que objetivos estratégicos?” são os três temas cruciais deste encontro, que tem como oradores profissionais e decisores da área da gestão e da museologia em Portugal e além-fronteiras.

Relativamente à importância deste evento, um dos mais relevantes a nível nacional e internacional para o setor da museologia, o coordenador do Mosteiro de Arouca, Dr. Agostinho Ribeiro, enfatiza que “a mudança a que o mundo está sujeito obriga a uma permanente adaptação às novas circunstâncias e exigências, pelo que estes espaços devem adotar modelos de gestão mais modernos e próximos da realidade atual e que estarão em discussão neste encontro”.

O encontro conta com o apoio da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, Município de Arouca, Direção Regional de Cultura do Norte, Associação Portuguesa de Museologia e Associação Geoparque Arouca.

A inscrição é gratuita mas de caráter obrigatório pelo que devem proceder ao preenchimento do formulário, até ao dia 5 de fevereiro.

Fique a conhecer o programa completo.

Fonte: Direção Regional de Cultura do Norte