Archeology and museologyNews

Artista norte-americano doa pinturas ao museu de Évora

2023-01-11 No Comments

Vincent Baldassano, artista norte-americano, vai doar duas pinturas da sua autoria ao Museu de Évora, uma delas dedicada a uma conversa com o pintor português, Joaquim Bravo, revelou a diretora do espaço museológico.

A entrega formal das obras intituladas Walk with Bravo e South Salem 2 ao acervo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, está marcada para hoje, quarta-feira, às 16h, naquele espaço com a presença do artista.

“Foi um processo longo. As telas já tinham sido doadas, mas ainda não tinham sido entregues, devido à pandemia de Covid-19, o que acontece finalmente amanhã (quarta-feira)”, enunciou à agência Lusa a diretora do Museu de Évora, Dra. Sandra Leandro.

Segundo o responsável, esta doação resulta de “uma longa história de amizade” do artista norte-americano com os pintores portugueses Joaquim Bravo (1935-1990) e Álvaro Lapa (1939-2006), ambos nascidos em Évora.

O artista e professor norte-americano Vincent Baldassano, nascido em 1943, na cidade de Oxford, nos Estados Unidos, expõe regularmente, nos EUA e na Europa. A sua pintura combina símbolos ancestrais, memórias de lugares e experiências, resultantes sobretudo das suas viagens.

Fonte (texto): Agência Lusa