Digital PreservationNews

Europeana promove webinar sobre o futuro da preservação digital

2023-03-03 No Comments

No passado dia 22 de fevereiro, a Europeana promoveu o webinar “Preservation of Digital Heritage in the data space” que teve como objetivo promover um espaço de discussão em torno deste ponto. O projeto J-Ark foi o contexto perfeito para este espaço de discussão, visando ligar a infraestrutura de agregação da Europeana (um elemento chave no espaço de dados europeu para o património cultural) com o  eArchiving e os sistemas e processos compatíveis com o eArchiving.

Durante o webinar, especialistas do projeto J-Ark, da Comissão Europeia e da Europeana Foundation destacaram algumas das maiores questões sobre o futuro da preservação digital e como podem ser abordadas pelos espaços europeus comuns de dados, especialmente para o património cultural.

Luís Faria, Diretor de Inovação e Coordenador da Unidade de Negócio de Preservação Digital da KEEP SOLUTIONS marcou presença na mesa redonda abordando o futuro da preservação digital, que por sua vez encerrou o webinar.

O projeto J-Ark – Arquivo da Comunidade Judaica Europeia começou em setembro de 2021, antes do anúncio do espaço comum europeu de dados para o património cultural. No coração do J-Ark está o eArchiving, que fornece uma solução poderosa de preservação digital de longo prazo e de código aberto. O J-Ark utiliza o software RODA, implementado pela KEEP SOLUTIONS.

Vídeo completo do webinar.

Fonte: Europeana.eu