News

KEEP SOLUTIONS lança nova versão do software Retrievo

2020-06-18 No Comments

A versão 3 do software Retrievo já está disponível e traz um maior desempenho e eficiência nas agregações e pesquisas. Está preparado para suportar quantidades de informação na ordem das dezenas de milhões de registos.

O Retrievo é um software que permite implementar portais de pesquisa e recuperação de informação sobre qualquer fonte de informação existente numa organização. Por exemplo, este poderá ser usado para pesquisar simultaneamente no catálogo da biblioteca, no sistema de gestão documental e no sítio web da instituição através de uma única interface de pesquisa.

Após localizar a informação no Retrievo, o utilizador é redirecionado para o sistema que contém a informação primária, permitindo-lhe consultar a respetiva informação de forma completa e no seu contexto de produção.

Para além de permitir a pesquisa centralizada de informação, este software atua também como fornecedor de informação para outros sistemas, podendo ser integrado com agregadores de informação internacionais como a Europeana, o Portal Europeu de Arquivos, o Portal OpenAire ou outros serviços de pesquisa federada como a B-on.

Principais vantagens do Retrievo

1. Informação acessível a partir de um único ponto de acesso
A partir de uma interface comum é possível localizar informação que se encontra dispersa por diferentes sistemas de informação, mesmo quando estes sistemas parecem, à partida, incompatíveis.

2. Aumento da visibilidade da sua instituição
O Retrievo permite disponibilizar a informação consolidada e limpa a serviços externos de recolha de informação, como por exemplo portais temáticos internacionais.

3. Uniformização de sistemas heterogéneos
Para garantir a qualidade da informação recolhida, o Retrievo dispõe de um motor de verificação de conformidade que irá validar a informação recolhida de acordo com os critérios estabelecidos. Os critérios de qualidade são configuráveis e adaptáveis a qualquer situação ou contexto organizacional.

4. Ativos de informação sob controlo
O Retrievo disponibiliza um conjunto de estatísticas e informações de gestão que refletem o estado do sistema, permitindo monitorizar fontes de informação e consultar o seu estado. O sistema de estatísticas do Retrievo é configurável podendo responder mais facilmente às necessidades de quem gere o sistema.

5. Qualidade da informação
Para garantir a qualidade da informação recolhida, o Retrievo dispõe de um motor de verificação de conformidade que irá validar a informação recolhida de acordo com os critérios estabelecidos. Os critérios de qualidade são configuráveis e adaptáveis a qualquer situação ou contexto organizacional.

6. Rápido como um piscar de olhos
A recolha de informação de várias fontes pode resultar numa grande concentração de informação numa única base de conhecimento. O Retrievo está preparado para suportar quantidades de informação na ordem das dezenas de milhões de registos.

7. Os seus ativos de informação nunca foram tão valorizados
O Retrievo é o produto ideal para localizar informação no interior da sua instituição. É possível configurar o Retrievo para pesquisar em pastas partilhadas, localizar registos no ERP da sua organização ou encontrar as últimas notícias publicadas no sítio Web da sua instituição.

8. Simples, atraente e intuitivo
A interface gráfica do Retrievo é inteiramente parametrizável através do módulo de administração para ir ao encontro da identidade gráfica do cliente. Toda a interface gráfica tem um aspeto simples e intuitivo. As opções de pesquisa incluem, pesquisa básica, pesquisa avançada, pesquisa em texto integral e pesquisa facetada.

Consulte o whitepaper do produto. Neste documento poderá encontrar as caraterísticas e requisitos técnicos do Retrievo 3.

Poderá ainda aceder a um demonstrador online do Retrievo 3 em https://demo.retrievo.pt/.