Archeology and museologyNews

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024

2024-03-26 No Comments

O tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) 2024 já foi revelado: “Catástrofes e conflitos à luz da carta de Veneza”. Esta celebração anual, que acontece a 18 de abril, propõe uma reflexão sobre o passado e os desafios atuais e futuros relacionados com o património partilhado.

O DIMS foi estabelecido pelo ICOMOS no ano de 1982 e posteriormente adotado pela UNESCO. Todos os anos, o ICOMOS propõe um tema para as atividades a serem organizadas em todo o mundo. Em Portugal, o Património Cultural, I.P. é a entidade responsável pela coordenação nacional destas iniciativas.

O tema deste ano está alinhado com o Plano Científico Trienal do ICOMOS, que destaca a importância da resiliência do património face a desafios como catástrofes naturais e conflitos.

Este ano marca também os 60 anos da Carta de Veneza, adotada em 1964. Esta carta internacional orienta os princípios de conservação e restauro de monumentos, reconhecendo a importância de preservar tanto a obra de arte quanto o testemunho histórico.

Portugal, em colaboração com o ICOMOS Portugal, prepara-se para celebrar este dia com uma série de iniciativas em todo o país, incluindo eventos de reflexão sobre a evolução das práticas de conservação e a relevância da Carta de Veneza.

Para mais informações pode consultar o site oficial do Património Cultural, I.P.

Fonte: Eurocid – Ministério dos Negócios Estrangeiros