Archeology and museologyNews

Concurso ProMuseus apoia 40 museus com 1,6 milhões de euros

2023-09-15 No Comments

O financiamento de um total de 40 projetos de 40 museus foi aprovado pelo concurso do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus — ProMuseus, anunciou esta quinta-feira a DGPC.

No âmbito do concurso promovido este ano pelo ProMuseus, foram recebidas 91 candidaturas de 70 museus, das quais 83 foram aceites, de acordo com o comunicado da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). A DGPC irá disponibilizar um apoio financeiro no valor de 997.854,31 euros, distribuídos ao longo de 2023 e 2024. Conforme indicado no comunicado, a DGPC dividirá o apoio da seguinte forma: 70% em 2023 e 30% em 2024.

O Programa de Apoio ProMuseus é destinado aos museus credenciados na Rede Portuguesa dos Museus que não dependem da administração central. Este programa é gerido pela DGPC e tem como principais objetivos promover a melhoria da qualidade dos museus em Portugal, contribuir para a preservação do património cultural e aprimorar os serviços prestados ao público.

Neste concurso, realizado este ano, foram definidas áreas prioritárias de apoio, tais como estudos, investigação e exposições; inventário, documentação e digitalização de coleções; acessibilidade e inclusão; capacitação de equipas; e parcerias.

A DGPC lembra que, entre 2019 e 2023, foram lançados três concursos no âmbito do Programa ProMuseus, que receberam um total de 238 candidaturas, apoiaram 144 projetos e representaram um investimento total de 2.651.974,10 euros.

Entre os museus que receberam apoio este ano estão o Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, na área das parcerias; o Museu Militar de Lisboa e o do Porto, no âmbito da inclusão e acessibilidade; o Museu Municipal de Coimbra, no contexto de estudos, investigação e exposições; o Museu da Fundação Cupertino de Mirada, na área de investigação, documentação e digitalização de coleções; o EcoMuseu do Seixal, para estudos, investigação e exposições; e o Museu das Flores, nos Açores, para a inclusão e acessibilidade.

Além disso, o Museu da Chapelaria e o Museu do Douro foram apoiados no âmbito da inclusão e acessibilidade; o Museu Municipal de Arqueologia de Silves e o Museu do Pico receberam apoio para estudos, investigação e exposições; o Museu de Arte Sacra do Funchal foi apoiado em estudos, investigação e exposições; e o Museu Municipal de Ourém também foi selecionado para o apoio à inclusão e acessibilidade.

Fonte: PPorto dos Museus