ArchivesNews

Prémio Arquivo.pt 2023 – candidaturas abertas!

2023-02-02 No Comments

Estão abertas, até 4 de maio de 2023, as candidaturas ao Prémio Arquivo.pt 2023. Podem concorrer os trabalhos realizados individualmente ou em equipa sobre qualquer tema, desde que se recorra ao Arquivo.pt como principal fonte de informação.

Serão atribuídos prémios aos três melhores trabalhos e duas menções honrosas atribuídas pelo Jornal Público, parceiro oficial do prémio, e pelo Aveiro Media Competence Center (AMCC).

Um histórico de páginas Web para explorar

Os conteúdos publicados na Web desaparecem com muita facilidade, muitas vezes em planeamento, rendidos à voracidade das tecnologias que estão sempre a mudar.

O investimento que as organizações e as pessoas individualmente empregaram em produzir conteúdos para publicar nos seus websites e redes sociais poucas vezes resulta num património digital reutilizável.

Os arquivos da Web têm provado que é tecnicamente possível prolongar a vida de uma página Web, gravando um histórico e tornando-o acessível, mesmo depois de a página ter sido removida do contexto original ou simplesmente ter desaparecido.

O Arquivo.pt disponibiliza um histórico fabuloso de páginas Web que refletem, como num espelho, aspetos de todas as áreas da vida nacional, desde 1996 (Cfr. Arquivo.pt em números).

Consulte todos os detalhes acerca das candidaturas aqui.

Fonte: Arquivo.pt