Archeology and museologyNews

O Povoado Pré-Histórico de Leceia – 50 anos de trabalhos arqueológicos

2023-01-25 No Comments

No passado dia 21 de janeiro decorreu a apresentação pública dos resultados do trabalho de investigação, divulgação e valorização do Povoado Pré-histórico de Leceia (Barcarena), realizado ao longo de 50 anos. A apresentação pública teve lugar no Templo da Poesia, em Oeiras.

Na ocasião, o professor Catedrático de Arqueologia e coordenador do Centro de Estudos Arqueológicos do Conselho de Oeiras, João Luís Cardoso, responsável pelos trabalhos desenvolvidos no povoado de caráter de divulgação e de animação cultural e pelas escavações realizadas, deu a conhecer os resultados obtidos naqueles diferentes domínios de intervenção, os quais constituem integralmente o 31.º Volume dos Estudos Arqueológicos de Oeiras.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do Vereador Pedro Patacho. A apresentação do trabalho esteve a cargo de Luís Oosterbeek, professor-coordenador do Instituto Politécnico de Tomar e Presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (UNESCO).

As escavações tiveram início no ano de 1983 e duraram até 2022, as quais contaram com o apoio do Município de Oeiras.

O Povoado Pré-histórico de Leceia é considerado um dos mais importantes povoados fortificados calcolíticos da Península Ibérica e da Europa.

Os materiais podem ser observados na Exposição Monográfica do Povoado Pré-histórico de Leceia que se localiza na Fábrica da Pólvora de Barcarena, mediante contacto prévio:
• 214 408 432
arqueologia@oeiras.pt

As escavações podem também ser visitadas com um acompanhamento especializado por parte de um Técnico Superior do Centro de Estudos Arqueológicos, sendo a entrada gratuita, através de marcação prévia.

Fique a conhecer Leceia.

Para informações adicionais para as visitas.

Fonte: Município de Oeiras