LibrariesNews

Póvoa de Lanhoso vai ter Biblioteca Pública Municipal

2023-08-31 No Comments

A vila da Póvoa de Lanhoso, situada no distrito de Braga, está prestes a enriquecer a sua comunidade com a inauguração da Biblioteca Pública Municipal. A Casa do Livro, local de referência para os amantes da leitura na região, irá juntar-se à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), segundo um anúncio feito pela câmara municipal. 

Num comunicado oficial feito pela autarquia, foi anunciado que a Casa do Livro formalizará em breve a sua adesão á RNBP, resultando na criação de uma Biblioteca Pública Municipal na Póvoa de Lanhoso. A decisão veio após uma avaliação realizada pela equipa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que investigou as condições do espaço, a disponibilidade de recursos humanos e tecnológicos e a capacidade de cumprir com os requisitos necessários para integração na rede.

“Ao analisar as caraterísticas físicas, incluindo as condições de armazenamento, os recursos humanos e tecnológicos, foi determinado que todos os requisitos e padrões para a inclusão no RBNP foram atendidos”, afirmou o município.

Fátima Moreira, Vice-Presidente e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, expressou a sua satisfação com esta conquista. “Estamos agora em posição de formalizar esta adesão e de nos tornarmos parte da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Isso marca um momento significativo para a Póvoa de Lanhoso”, enunciou.

Acrescenta ainda que “a Póvoa de Lanhoso era o único município na Comunidade Intermunicipal do Ave que ainda não estava integrado nesta rede. Desde a abertura da Casa do Livro, no passado mês de abril, este tem sido um objetivo pelo qual trabalhávamos arduamente.”

Desde a sua inauguração, a Casa do Livro já recebeu cerca de 550 utilizadores, incluindo 290 crianças e jovens que participaram nas diversas atividades promovidas pelo espaço. A Vice-Presidente enfatizou a importância de fazer da Casa do Livro um local mais inclusivo, abrangendo uma variedade de recursos para toda a comunidade.

“O nosso objetivo é fornecer um serviço de biblioteca pública abrangente, universal e gratuito, desempenhando um papel fundamental na esfera social e cultural. A biblioteca será um agente de inclusão social, contribuindo para democratizar o acesso à informação, envolver os cidadãos na esfera pública e proporcionar igualdade de oportunidades”, destacou Fátima Moreira.

A Casa do Livro, que já se tornou um local de atividade cultural na vila, continuará a oferecer um programa diversificado para todas as faixas etárias da população, reforçando assim a importância do acesso à literatura e ao conhecimento na Póvoa de Lanhoso.

Fonte (texto e imagem): E24