KEEP SOLUTIONSScientific communication

Museu do Douro adota software da KEEP SOLUTIONS

2023-08-10 No Comments

Localizado na pitoresca região do Vale do Douro, o Museu do Douro deu um grande passo em direção à modernização ao adotar o software da KEEP SOLUTIONS como portal de acesso único para todas as suas coleções.

O Museu do Douro tem à sua guarda diferentes espólios que contam a história da Região Demarcada do Douro e a sua relevância na cultura vinícola de Portugal, deste artefactos antigos até documentos históricos e fotografias. “Enquanto museu de território, o Museu tem à sua guarda diferentes espólios associados à Região Demarcada que, por condicionantes relacionadas com o inventário e a conservação preventiva, obrigam à habitual organização entre espólio museológico, arquivístico e bibliográfico”, refere a Dra. Natália Fauvrelle, Coordenadora dos serviços de museologia do Museu do Douro.

A solução tecnológica utilizada é o software Retrievo, da KEEP SOLUTIONS, um portal que permite a agregação de conteúdos e pesquisa federada sobre múltiplas fontes de informação heterogéneas. Estas mantêm-se intactas, o Retrievo apenas faz a localização da informação pretendida e redireciona o utilizador para a origem da informação.

Com a implementação do Retrievo, o Museu do Douro unificou todo o seu espólio num único ponto de acesso, permitindo a pesquisa simultânea no espólio museológico, arquivístico e bibliográfico da Região Demarcada do Douro bem como no acervo documental de grande dimensão e valor histórico,  como é o caso do arquivo da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, além de uma biblioteca especializada nesta Região e na vitivinicultura e mundo rural.

“Esta ferramenta, ajustada em função das especificidades de cada base de dados utilizada no MD e também a forma de trabalhar da equipa, permite uma abordagem às coleções sem as dividir. Entendendo o património como uma só coleção, o portal permite explorar através de um único motor de busca o espólio que inventariamos, sendo por isso uma mais valia para quem quer conhecer a história da Região Demarcada do Douro e do vinho do Porto”, refere Dra. Natália Fauvrelle.

O portal dá atualmente acesso a cerca de 15.713 registos provenientes de 3 fontes de informação, o arquivo, a biblioteca e o museu do Museu do Douro.

Consulte o portal disponível em https://colecoes.museudodouro.pt/#/