LibrariesNews

“Utopia”, o novo Festival Literário de Braga

2023-06-21 No Comments

A tradicional Feira do Livro de Braga dará lugar ao Festival Literário “Utopia”, de 2 a 12 de novembro.  “Utopia” é o nome do festival literário que terá 11 dias de um programação intensa e para todos os públicos. O Festival é uma criação da The Book Company em parceria com o Município de Braga.

O programa deste novo festival ainda não está fechado, mas segundo o Diretor Geral da “The Book Company”, Paulo Ferreira,  estão confirmadas as presenças de Ludmila Ulitskaya, escritora russa exilada em Berlim que é há vários anos apontada como candidata ao Prémio Nobel da Literatura, e Karina Sainz Borgo, jornalista dedicada à área da cultura residente em Espanha que dedica maioria do seu trabalho às questões sociais e políticas da Venezuela.

“Autores de primeira linha, em diversas áreas da cultura e do saber, marcam agenda do festival em diversos formatos como conversas, espetáculos, workshops, sessões em escolas, oficinas, passeios literários e outros”. A programação irá concentrar-se sobretudo no Espaço Vita, em particular na Capela Imaculada.

Tendo como tema os “territórios literários”, o festival, que substitui a tradicional feira do livro, deverá reunir mais de 100 convidados, dezenas de parceiros e forças vivas da cidade, como bibliotecas, livrarias e agentes culturais e económicos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a aposta neste novo Festival Literário Utopia representa mais do que investir num novo evento. “Estamos a dotar a cidade e a região de uma oferta cultural de forte atratividade turística que consolida a estratégia que temos vindo a seguir na promoção da literatura. É um salto qualitativo para a cultura em Braga e a sua realização anual permitirá potenciar o trabalho em rede junto dos agentes culturais, criativos e económicos”, referiu.

“Estamos já a preparar os planos de expansão do evento para, num prazo de cinco anos, estarmos em Espanha e do outro lado do Atlântico. Mantendo uma edição anual em Braga, a internacionalização do festival irá permitir criar uma montra para a promoção dos autores e criadores portugueses, colocando Braga no roteiro dos eventos literários de referência”, referiu Paulo Ferreira.

O Festival Literário Utopia tem assim no centro a melhor das invenções, presentes em todas as artes, ramos científicos e do saber. O livro, um objeto simples cujas caraterísticas técnicas pouco se alteraram nas últimas centenas de anos, é um instrumento de compreensão do mundo e nos dias de hoje o mais transmissor de capital cultural perene.

Fique a saber mais sobre o Festival Literário Utopia.

Fonte: CM-Braga