O Museu Guggenheim Bilbao irá incluir uma exposição individual da artista portuguesa Joana Vasconcelos na programação anunciada para o próximo ano, com o título I’m Your Mirror, a decorrer de junho a novembro de 2018.

A mostra é comissariada por Petra Joos e Enrique Juncosa, curadores do Guggenheim Bilbao, vai incluir peças produzidas por Joana Vasconcelos nos últimos 20 anos e constitui a primeira exposição individual de um artista português neste museu, desde a sua abertura ao público, em Outubro de 1997.

«Considerada uma das artistas mais destacadas da última década, Joana Vasconcelos traz uma visão do mundo direta e carregada de humor, através de obras com significados abertos», comenta Petra Joos, curadora do Museu Guggenheim Bilbao.

O curador Enrique Juncosa comenta: «Uma artista profundamente ambiciosa, cuja obra esclarece, de uma forma aparentemente sem esforço, as contradições do mundo atual».

A mostra de Joana Vasconcelos, no museu espanhol, acontece depois da presença no Palácio de Versalhes, em 2012, da presença na Bienal de Arte de Veneza, em 2013, que constituiu a representação oficial portuguesa, e da exposição no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, no mesmo ano.

A primeira exposição antológica de Joana Vasconcelos realizou-se em 2010, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, com o título Sem Rede.

O Museu Guggenheim Bilbao recebeu este ano, de 1 de Janeiro a 30 de Novembro, mais de 1,2 milhões de visitantes, o que corresponde a um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2016, conforme um comunicado da instituição.

Fonte e mais informações: https://www.publico.pt/2017/12/19/culturaipsilon/noticia/joana-vasconcelos-na-programacao-do-museu-guggenheim-bilbao-para-2018-1796624

Share